DESENVOLVIMENTO DA SUSPENSÃO DIANTEIRA E CONJUNTO DE DIREÇÃOPARA UM VEÍCULO OFF-ROAD TIPO BAJA 4X4

Leonardo Nagel de Carvalho, Fernando Sansone de Carvalho, Flavio Thier, Jonas Álvaro Kaercher, Arthur Gassen Geller, Lucas Adriano Bauer, Luís Eduardo Kaufmann, Arthur Frantz Machado, Pedro Arthur Rossa da Silva, Vinicius Henrique Schultz

Resumo


A Equipe Baja de Galpão é um projeto de extensão da Universidade de Santa Cruz do Sul, que gerencia, projeta, constrói, testa e promove um veículo off-road do tipo Baja, com o intuito de ser posto em competições estudantis promovidas pela SAE BRASIL (Society of Automotive Engineers). O foco não está somente nas competições, mas também na construção de conhecimento por parte de quem participa do projeto de extensão, ou seja, a equipe sempre está em busca de um aprimoramento contínuo, baseado em estudos técnicos, melhorias de projeto e uma gestão bem estruturada, que resultará em melhores níveis nos âmbitos competitivos, contribuindo para propagandear o nome da universidade e a formação de engenheiros.Com a exigência da SAE International de autorizar a participação nas competições estudantis somente veículos com tração nas quatro rodas a partir de 2023, as equipes foram desafiadas a reinventar seus projetos, que até então eram todos voltados a veículos possuindo somente tração traseira. A tração 4x4 impõe uma série de mudanças em relação ao atual veículo, visto que serão necessários componentes que levarão o torque gerado pelo motor, posicionado na parte traseira, ao eixo dianteiro.Embasado na teoria e pelos inúmeros exemplos do cotidiano, veículos com tração nas quatro rodas tem um comportamento neutro, uma condição indesejada nos veículos do tipo baja. A tendência que se busca é a de sobre esterçamento, pois essa reduz o raio de giro, permitindo maior agilidade do protótipo na realização das manobras. Além disso, haverá a limitação de esterço das rodas pelo fato de que será utilizado um conjunto de trizeta e tulipa em uma das extremidades do semieixo, enquanto que na outra, uma junta homocinética. O ângulo de trabalho máximo do último componente citado, acabará diminuindo drasticamente o ângulo de giro das rodas e, consequentemente, aumentará o raio de curva.Outro ponto de preocupação é referente ao esforço necessário para realizar as manobras no volante. O regulamento administrativo e técnico baja SAE (RATBSB), exige que somente sistemas puramente mecânicos sejam utilizados, ou seja, não pode haver auxílio de sistemas hidráulicos ou elétricos. Portanto, com os adendos do sistema de transmissão na dianteira, prevê-se que haja um leve acréscimo no esforço que o piloto faz no volante.Baseado em todos os impasses relacionados a esse novo desafio de veículos com tração nas quatro rodas, surge a questão: como mitigar os efeitos negativos que o sistema 4x4 impõe, visando manter um comportamento dinâmico o mais próximo possível do atual protótipo?

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ISSN 2764-2135