UTILIZAÇÃO DE UM AGENTE CONVERSACIONAL NA COLETA DE INFORMAÇÕES SOBRE SEGURANÇA DO PACIENTE A PARTIR DE RELATOS DE FAMILIARES OU PACIENTES.

Yan Pablo Reckziegel Rodrigues, Rejane Frozza

Resumo


A tecnologia no campo da saúde impacta positivamente pacientes e profissionais da área, por isso, cada vez mais pesquisas são desenvolvidas relacionando computação e saúde. Nesse contexto, os serviços essenciais de saúde contam com metas para promover uma melhor qualidade de serviço para os pacientes. Um dos fatores principais para um atendimento de excelência é a segurança do paciente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu protocolos para serem elaborados e implantados a fim de garantir a segurança do paciente, são eles: higiene das mãos; segurança em cirurgias; segurança na prescrição, administração e uso de medicamentos; correta identificação de pacientes; comunicação entre os profissionais em estabelecimentos de Saúde; prevenção de quedas; redução do risco de úlceras por pressão; transferência de paciente; e a segurança na utilização do material e equipamento de proteção. Contudo, mesmo que os protocolos sejam cumpridos, ainda não há uma forma eficiente de acompanhar o processo e isso se faz necessário, visto que 10% dos pacientes hospitalizados sofrem por algum problema gerado por questões de segurança. Assim, o objetivo é desenvolver uma aplicação, com uso de um agente conversacional, a fim de monitorar a segurança do paciente durante sua estadia em serviços de saúde, por meio da interação com pacientes e seus familiares. Com o intuito de promover uma melhor comunicação com os usuários, a agente conversacional (chatbot) utilizada será a Dóris, um chatbot já desenvolvido capaz de se comunicar com o usuário por meio de uma arquitetura de três módulos (perceptivo, cognitivo e reativo) e com expressão de sete emoções básicas (neutra, alegria, tristeza, indignação, surpresa, expectativa e atenção). Como metodologia, foi realizada uma pesquisa em bases de dados para encontrar trabalhos relacionados. A busca aconteceu em duas etapas, na primeira buscou-se pelos termos de busca "patient safety", "biomedical technology", “bot”, “app”, "patient journey", "therapeutic itinerary" e "patient itinerary". Na segunda, os termos foram alterados para “patient safety”, health, bot, chatbot, chatterbot. As bases de dados pesquisadas foram Scopus, PubMed e PubMed Central. Nesse processo, foram encontrados 44 documentos, os quais foram analisados e selecionados de acordo com seus títulos, palavras-chave e resumo e, após, com análise do texto completo. Então, foram selecionados 5 artigos, os quais foram analisados e comparados de acordo com os seus objetivos, domínio da aplicação, interação com quais atores (pacientes, profissionais da saúde, administração), ferramentas utilizadas para o diálogo dos agentes e pontos positivos para o estudo. A partir deste estudo dos trabalhos relacionados selecionados, constatou-se a dificuldade de encontrar pesquisas sobre métodos que permitam ao paciente relatar o seu atendimento de acordo com as metas sobre segurança da OMS. Também, nenhum destes trabalhos utilizou chatbots para facilitar a comunicação com os usuários. Com a pesquisa realizada, foi possível analisar fatores necessários para o desenvolvimento de uma aplicação com chatbots na área de segurança do paciente, além disso, evidenciou pontos importantes a serem analisados durante o desenvolvimento da aplicação proposta que está em andamento. A aplicação possibilitará o relato sobre os procedimentos de segurança do durante ou após a estadia do paciente em unidades de saúde.

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ISSN 2764-2135