PROJETO DE UM CILINDRO MESTRE PARA UM VEÍCULO OFF-ROAD DO TIPO BAJA

Pedro Arthur Rossa da Silva, Arthur Frantz Machado, Arthur Gassen Geller, Leonardo Nagel de Carvalho, Lucas Adriano Bauer, Luís Eduardo Kaufmann, Vinicius Henrique Schultz, Fernando Sansone de Carvalho, Flavio Thier, Jonas Álvaro Kaercher

Resumo


A equipe Baja de Galpão UNISC é integrante do programa de engenharia Baja SAE BRASIL, que é realizado pelas universidades e organizado pela Society of Automotive Engineers ® (SAE). Este programa tem como objetivo a concepção, projeto, detalhamento, construção, testes e manutenção de um protótipo de veículo off-road. Para avaliar o desempenho dos projetos e dos protótipos, as esquipes participantes do programa competem em duas competições anualmente, onde uma é realizada de forma regional e outra nacional, sendo está última realizada na cidade de São José dos Campos, São Paulo, reunindo equipes de todo país. Na última competição nacional realizada em março de 2020, a equipe Baja de Galpão UNISC alcançou a tão almejada 1ª colocação, recebendo por esta conquista uma vaga para a etapa mundial realizada nos EUA, sempre representando e divulgando o nome da Universidade de Santa Cruz do Sul. Portanto, continuando a evolução progressiva do protótipo e da equipe, os projetistas de cada subsistema são responsáveis por analisar e identificar quais aspectos da sua área necessitam de melhorias. O item que o subsistema de freio identificou sendo o de maior urgência de alteração foi o cilindro mestre. Esta constatação deve-se ao fato de que, por se tratar de peça projetada para veículos urbanos, sendo muito além do necessário para a frenagem do protótipo, acarreta a necessidade de uma força não ideal no pedal de freio segundo a bibliografia. Outro ponto observado no cilindro mestre atual é o fato do mesmo ser fabricado em ferro fundido, o que acaba por agregar peso desnecessário ao subsistema. Portanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para o conceito, projeto e fabricação de um novo cilindro mestre considerando os pontos anteriormente mencionados. O objetivo final é desenvolvimento de um cilindro mestre leve, de fácil fabricação, e com um diâmetro que possibilite que a força de frenagem no pedal fique dentro faixa ideal recomendada pela bibliografia. A partir desta pesquisa bibliográfica foram estipulados alguns critérios, como: o uso de gaxetas para as vedações, por serem fabricadas especificamente para o uso em pistões; o material para a fabricação ser a liga de alumínio T6, pela sua leveza, resistência e experiência da equipe em fabricação de peças com esse material e por último, a utilização de molas de mesma resistência do cilindro mestre anterior, por já serem conhecidas às características de retorno da mola, que influenciam no conforto e na qualidade da frenagem. Com os critérios definidos, iniciou-se o cálculo que as mudanças no diâmetro externo do êmbolo geram na força de frenagem do pedal, chegando-se a conclusão que o mesmo deve ser de 15 mm de diâmetro, usando-se desse valor para o projeto dos outros componentes internos do cilindro mestre. Atualmente, o projeto encontra-se na definição do material dos componentes internos do cilindro mestre e da definição do comprimento total do mesmo, pela mudança da posição do pedal de freio por necessidade de outros subsistemas. Após isso, será realizada uma modelagem através de um software CAD e posteriormente um protótipo através de impressão 3D, com a finalidade de se visualizar problemas e eliminar falhas antes da fabricação, diminuindo custos e otimizando o tempo da equipe.

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ISSN 2764-2135