RETOMADA DO NÚMERO DE CIRURGIAS DA ROTINA NO HVU-UFSM EM 2021

Franciéli Mallmann Pozzobon, Rainer da Silva Reinstein, Otávio Henrique de Melo Schiefler, Camila Lie Yamauchi, Nathalia Roberta Dias dos Santos, Daniel Curvello de Mendonça Müller

Resumo


Com a identificação da nova cepa do coronavírus (Coronavirus Disease 2019 - da COVID-19) em dezembro de 2019 na China, disseminada exponencialmente pelo mundo, foi exigido que severas medidas fossem tomadas na tentativa de frear o seu avanço. Dentre elas, a restrição do contato social mostrou ser de grande importância. Nesse intuito, o Hospital Veterinário Universitário da Universidade Federal de Santa Maria (HVU-UFSM), passou a atender apenas casos de urgência e emergência, repercutindo na diminuição do número de cirurgias da rotina hospitalar. Objetivou-se analisar se o atual cenário pandêmico ainda impacta na rotina cirúrgica desse hospital, comparando com o mesmo período do ano de 2020. Para este estudo, foram considerados os dados dos registros de procedimentos cirúrgicos de pequenos animais realizados no bloco cirúrgico 2, que conta com três salas cirúrgicas, sendo este bloco considerado de eleição para cirurgias de rotina no HVU-UFSM.

No período que compreende os meses de março a julho do ano de 2020, foram realizadas 228 cirurgias, enquanto no mesmo espaço de tempo, em 2021, ocorreram 253, resultando em aumento de 10,96%. Avaliando mês a mês do período em 2020, procederam-se 87 cirurgias em março, 23 em abril, 31 em maio, 34 em junho e 53 em julho. Já em 2021, ocorreram 37 cirurgias em março, 50 em abril, 52 em maio, 49 em junho e 65 em julho. Numa comparação relativa entre os meses de ambos os anos, foi observado uma queda de 42,53% das cirurgias no mês de março, aumento de 117,39% no mês de abril, aumento de 67,74% no mês de maio, aumento de 44,11% no mês de junho e aumento de 22,64% no mês de julho.

A queda observada no mês de março de 2021, comparativamente ao de 2020, se deu devido ao fato da pandemia no país ter se intensificado no final do referido mês do ano passado, quando iniciou a quarentena. Até que as atividades estivessem reduzidas, os procedimentos continuaram acontecendo no HVU-UFSM, impactando menos, por conseguinte, o número de cirurgias que ocorriam. Entretanto, em março de 2021, ainda tínhamos elevado número de casos no país, período em que se mantinham os cuidados de distanciamento. Nos demais meses notou-se aumento aleatório na casuística cirúrgica de rotina, sendo o mês de abril o mais expressivo.  Isso pode ser atribuído ao avanço da vacinação a nível nacional, abrangendo todas as faixas etárias e os protocolos de biossegurança adotados, possibilitando a reabertura gradativa dos atendimentos ao público pelo hospital.

Por fim, conclui-se, que pouco a pouco o número de cirurgias do HVU-UFSM vem assumindo sua normalidade. Projeta-se que o número de procedimentos seguirá crescendo, mas a projeção será melhor entendida após o retorno completo de todas as atividades presenciais, como antes da implantação da pandemia.

 


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2764-2135