AUXÍLIO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA NA ÁREA TECNOLÓGICA.

Autores

  • Felipe Funk UNISC
  • Kevin Matheus Backes UNISC
  • Tainã Ellwanger Tavares UNISC
  • Marcia Kniphoff da Cruz UNISC
  • Leonel Pablo Carvalho Tedesco UNISC
  • Wolmar Alipio Severo Filho UNISC
  • Thiago Pereira de Oliveira UNISC
  • Maria Helena Holler UNISC
  • Adriano José Bombardieri UNISC
  • Antonio Manoel de Borba Junior UNISC

Resumo

No ano de 2021 o Projeto Unisc Inclusão Digital (UID) seguiu analisando o cenário apresentado, e verificou a necessidade de auxiliar os professores da rede pública no ensino da computação para alunos do ensino fundamental e médio. Foram realizadas diversas reuniões com os professores para que eles pudessem esclarecer algumas dúvidas e ampliar o seu entendimento sobre diversas áreas do meio tecnológico. As reuniões foram realizadas pelo Google Meet, este tipo de interação ficou mais presente no cotidiano por conta do cenário pandêmico o mundo todo está enfrentando. Tanto os professores da rede pública como privada estão na grande maioria trabalhando de forma remota, tornando necessário a adequação dos materiais e métodos de ensino. Atualmente existem diversos materiais gratuitos na internet, entre páginas, vídeos, artigos acadêmicos e demais fontes. Entretanto, a internet é um lugar que contém diversas informações que podem ser caracterizadas como incongruentes, o que dificulta a busca e o trabalho de pessoas que não são da respectiva área. O intuito foi trabalhar em auxiliar os professores da rede pública, no auxílio para produção de material didático, como também na própria interação para que não houvesse dúvidas quanto aos assuntos a serem trabalhados. O projeto UID (Unisc Inclusão Digital) tem como intuito abranger toda comunidade, entretanto alguns pontos podem ser mais aproveitados por outros professores. Desde 2019 o projeto já disponibiliza uma grande quantidade de material didático que pode ser utilizado de forma “desplugada”, termo utilizado para demonstrar a não necessidade de um equipamento para compreensão do assunto ou até mesmo a resolução das questões propostas. Deste modo, há a possibilidade de trabalhar diversos assuntos, com os mais variados alunos e suas respectivas classes sociais sem a obrigatoriedade de existir um Hardware específico para realizar testes ou concluir as atividades. O projeto também realiza algumas oficinas anualmente para auxiliar na evolução do conhecimento, tanto dos professores como também do público em geral. A intenção das oficinas é aproximar o meio tecnológico, onde por mais que a maioria das pessoas estejam inseridas, poucos compreendem o seu funcionamento. Todos os materiais produzidos encontram-se disponível no site do projeto UID (http://projetouid.weebly.com/). Deste modo analisando a intenção do projeto e seu alcance, pode-se afirmar que ele cumpre com o seu papel na aproximação da comunidade aos meios digitais, tanto por meio dos materiais didáticos, como também nas formações oferecidas. Ainda no site do projeto, encontram-se também os links para os vídeos e lives, estes possuem a mesma intenção dos demais materiais didáticos produzidos, auxiliar na criação do conhecimento, tanto de alunos como também de professores.

Biografia do Autor

  • Felipe Funk, UNISC
    UNISC
  • Kevin Matheus Backes, UNISC
    UNISC
  • Tainã Ellwanger Tavares, UNISC
    UNISC
  • Marcia Kniphoff da Cruz, UNISC
    UNISC
  • Leonel Pablo Carvalho Tedesco, UNISC
    UNISC
  • Wolmar Alipio Severo Filho, UNISC
    UNISC
  • Thiago Pereira de Oliveira, UNISC
    UNISC
  • Maria Helena Holler, UNISC
    UNISC
  • Adriano José Bombardieri, UNISC
    UNISC
  • Antonio Manoel de Borba Junior, UNISC
    UNISC

Publicado

2021-10-20

Edição

Seção

Ciências Exatas da Terra e Engenharias