MENINAS NAS CIÊNCIAS: A ASCENSÃO DE MENINAS NAS ÁREAS TECNOLÓGICAS E CIENTÍFICAS

Maria Cristina Kulczynski Alves, Pamela Rodrigues de Oliveira, Letícia Diesel, Luiza Loe, Alessandra Cortes, Gabriela Caroine Kroth, Letícia Diesel

Resumo


A desigualdade de gênero está fortemente presente na estrutura social do Brasil, em especial nos cursos de engenharias e ciências exatas. Esse fenômeno começa a ocorrer desde os anos iniciais da criança, na qual ocorre a dicotomia do que é brinquedo de menino e menina, o primeiro faz alusão a heróis, ação, esportes, carrinhos, robôs, enquanto o segundo a bonecas, brinquedos comumente referentes a cuidados da casa e pessoas. Esta ideia preconcebida dificulta e inibe os estímulos que a menina teria se tivesse representações que as empoderassem. Ademais, na passagem da adolescência para a vida adulta, a disparidade de gênero é ocasionada pela sequela de estereótipos criados e ainda disseminados de que a mulher não possui a capacidade de exercer atividades que demandem grande esforço cognitivo ou que o raciocínio lógico e matemático são habilidades, relacionadas a características masculinas. Tendo como objetivo aumentar a participação feminina nestas áreas, foi desenvolvido o projeto de extensão Meninas nas Ciências, que visa despertar o interesse, o conhecimento e habilidades nas engenharias e incentivar meninas do Ensino Fundamental e Médio a optarem pelos cursos de engenharias e ciências exatas. Para dar andamento ao projeto, foram convidadas para participar cinco escolas públicas de Santa Cruz do Sul. Após o período de restrições mais rígidas, devido à pandemia do Covid-19, o projeto retoma as atividades presencias, com visitações nas escolas, programação para palestras, utilização dos kits da Fischertechnik para aprimorar habilidades de pensamento lógico, espacial, capacidade de trabalhar em equipes e aumentar o conhecimento sobre as engenharias, por meio da construção de maquetes funcionais, que simulam objetos de construção. Além da recente aquisição de um kit Arduino compatível, para implementar conceitos de lógica de programação, eletrônica e robótica básicos, com o intuito de estimular a criatividade, a resolução de problemas, a resiliência e a criatividade. Serão realizadas oficinas com estes kits dentro dos laboratórios de engenharia da Universidade de Santa Cruz do Sul, que serão supervisionados pela Letícia Diesel, coordenadora do Meninas nas Ciências, acompanhados pelas professoras das escolas, técnicos e alunas da universidade. Também ocorreu a criação das redes sociais, para registrar o trabalho que está sendo desenvolvido, e mostrar à comunidade as mulheres que foram protagonistas em suas áreas e mudaram o mundo como o vemos hoje. Já foi possível perceber a curiosidade e o interesse que as meninas têm ao percorrer pelos laboratórios, visto que o trabalho em grupo ao montar os kits estimula a cooperação e o desejo por problemas relacionados a engenharia e como o projeto oportuniza e mostra uma realidade diferente para elas. A partir desta percepção, o projeto busca dar continuidade a estas estratégias, visando futuramente expandir-se como forma de alcançar outras escolas e consequentemente proporcionar a outras meninas a oportunidade de desenvolver habilidades nas áreas das engenharias e ciências exatas.


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ISSN 2764-2135