GESTÃO DE DOCUMENTOS
Resumo
A equipe Kamikase é um projeto de extensão voltado para a área de Aerodesign onde desenvolve e constrói aeronaves não tripuladas e rádio controladas, respeitando as normas do regulamento elaborado pela SAE (Sociedade dos engenheiros da mobilidade) para a competição. O projeto é voltado para os cursos de engenharia da UNISC e apresenta sete áreas de atuação, onde se distribuem os membros da equipe, que buscam adquirir aprendizado e aplicar seus conhecimentos atribuídos pelos respectivos cursos, com intuito de garantir boa classificação final para o projeto na competição. A equipe participa da competição SAE BRASIL Aerodesign, que acontece anualmente em São José dos Campos – São Paulo. Buscando além de a experiência destacar-se nos resultados finais, para isso é necessário ótimo controle de documentos e treinamentos para preparar os integrantes, entregar todas as atividades dentro dos prazos e manter o histórico. O presente trabalho tem como objetivo principal esclarecer a organização de documentos da equipe durante o ano. Com intuito de aperfeiçoar o aparelhamento e atualização dos dados deixando os mesmos de forma mais objetiva e segura para leitura e consultas, foi discutido maneiras que poderiam facilitar esse trabalho e realizadas pesquisas de como aplicar algumas ideias. Atualmente a equipe se difunde em varias áreas de atuação, sendo assim foi criado para cada área uma MT (Manual de trabalho) e um IT (Instrução de trabalho), tendo em vista que anteriormente a equipe possuía apenas uma MT onde constavam informações de todas as áreas, dessa forma dificultando as atualizações sempre que necessário e a busca por informações de determinadas áreas, a IT estava constituída da mesma maneira, gerando grandes transtornos em cada acesso. Com a aplicação do novo modelo de organização oferecendo para cada área uma oportunidade maior de conhecimento, perceptibilidade sobre o conteúdo, facilitando o acesso nas buscas por conteúdos, sugestões de leitura e atualizações, pois o integrante consegue encontrar o que deseja com maior facilidade proporcionando a ele mais tempo e foco na atividade que estará realizando, além disso, o responsável de cada área também pode atualizar o procedimento, uma vez que ao fazer isso tenha sido treinado e respeite os padrões estabelecidos para ambos. Dessa forma concluiu-se que a gestão dos documentos faz grande diferença para o projeto, proporcionando as áreas mais clareza, domínio dos conteúdos presentes, ganho de tampo e créditos positivos para o projeto.
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ISSN 2764-2135