CONEXÕES ENTRE PREVENÇÃO QUATERNÁRIA E EDUCAÇÃO MÉDICA

Gabriel Couto Machado, Carolina Loebens Hinterholz, Janaína Carine Beling, Nathalia de Oliveira Abi, Joel Fernando Ellert, Alberto Lemke Melz, Lourenço Bitencourt Sartori, Ana Carolina de Oliveira Korb, Juliana da Rosa Wendt

Resumo


INTRODUÇÃO: O conceito de prevenção quaternária (P4) refere-se a um fazer em saúde voltado à proteção do paciente contra iatrogenias. Embora recente, a ideia da P4 cada vez mais está sendo integrada aos currículos das faculdades de Medicina no Brasil e levanta debates sobre a importância de uma prática médica livre de exageros que possam causar mais danos do que benefícios aos pacientes. OBJETIVOS: Verificar as conexões entre a prevenção quaternária e a educação médica no Brasil. METODOLOGIA: Foi realizada, durante o mês de julho de 2022, uma revisão narrativa da literatura, a partir da busca por artigos nas bases de dados Scientific Eletronic Library (SciElo), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Google Acadêmico, utilizando os descritores “prevenção quaternária” e “educação médica”, com o operador booleano AND. Os critérios de inclusão foram artigos publicados nos últimos cinco anos, em língua portuguesa e disponíveis na íntegra. Foram excluídos os trabalhos que não correspondiam aos objetivos e ao escopo da presente revisão. PRINCIPAIS RESULTADOS: A busca resultou em 80 publicações (duas na SciElo, nenhuma na LILACS e 78 na Google Acadêmico). Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão do estudo, foram selecionados oito trabalhos para compor a presente revisão, destacando-se o diminuto número de publicações sobre o tema. Os artigos encontrados apresentaram principalmente o conceito de prevenção quaternária, e reforçaram a iatrogenia como uma mazela, muitas vezes atreladas a interesses comerciais, às relações dos serviços de saúde privados com a indústria farmacêutica, bem como à ausência de foco em um uso racional de recursos na saúde, destacando a importância da inclusão da temática na educação médica. A ascensão da Medicina Baseada em Evidências (MBE) e da humanização na saúde, ambas práticas conectadas com a P4, trouxeram a necessidade de reformulação curricular, culminando com a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a Graduação em Medicina de 2014. Apesar das DCN não mencionarem explicitamente o conceito de P4, diversos elementos seus apontam para o tema como forma de construir uma educação médica mais crítica, reflexiva, ética, individualizada, humanizada e baseada no uso racional, fundamentado por evidências, dos recursos em saúde. A tradição biomédica no ensino de Medicina no Brasil ainda causa uma resistência em mudar o foco do olhar da patologia para o paciente como um todo, dificultando a inclusão da P4 nas grades curriculares e, apesar das orientações das DCN de 2014, ainda persiste uma visão em que predomina o biologicismo e relega os demais elementos para um segundo plano de importância. CONCLUSÕES: Pode-se inferir que a P4 é fundamental para a formação de médicos mais humanizados e reflexivos, que não desperdicem recursos, que ofereçam um tratamento individualizado e que evitem ações que possam causar mais danos aos pacientes do que benefícios. Além disso, a P4 auxilia no exercício da MBE e no desenvolvimento de um pensar mais críticos, bem como contribui para a formação de médicos mais éticos, ajudando a combater uma visão mais arcaica voltada exclusivamente para aspectos biomédicos e que não permite enxergar o paciente em sua totalidade. Apesar da importância da P4 na educação médica, salientam-se os desafios a serem superados para sua implantação nos currículos das escolas médicas brasileiras.

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ISSN 2764-2135