O INSTAGRAM COMO FERRAMENTA ÚTIL NA DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDOS CIENTÍFICOS

Marcos Vinicios Stahler Pires, Ezequiel Servegnini Nunes, Jéssica Zambarda Pinto, Jorge Luiz Schmidt, Andreia Rosane de Moura Valim, Lia Gonçalves Possuelo

Resumo


Introdução: Com a popularização da internet, a interação e comunicação entre usuários, o uso de espaços não formais para divulgação de conteúdos científicos expandiu-se. A exemplo disso, tem-se o aplicativo Instagram, uma ferramenta que permite a propagação de informações pela rede, algumas com qualidade duvidosa ou até mesmo falsas, conhecidas como fake News. Com a necessidade de democratizar o acesso a informação científica de qualidade em locais não convencionais de divulgação, tornou-se fundamental abranger nichos que não estão inclusos no meio acadêmico. Objetivo: Analisar o perfil da Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção no Instagram, considerando o  alcance, ou seja, a quantos perfis chegaram as publicações, as impressões geradas, ou seja, a frequência de visualização das publicações, bem como as contas que não seguem o periódico nesta rede social. Metodologia: Trata-se de um estudo  do tipo transversal, que utilizou o perfil da revista e os dados estatísticos fornecidos pelo Instagram. Analisou-se um quantitativo das cinco publicações mais recentes, divulgadas no período de 3 março de 2022 a 24 de agosto de 2022. Resultados: Atualmente a conta da RECI possui 270 seguidores e 100 publicações. Em 3 de março de 2022, o post sobre o Dia Mundial sem Tabaco teve 84 contas alcançadas e 99 impressões, sendo que 34% das contas alcançadas não seguiam o perfil. A publicação do dia 10 de julho sobre o  Publons alcançou 84 contas, dessas, 48% não seguiam a página, total de 93 impressões. Em 14 de julho, o post acerca do dia mundial da doação de sangue, alcançou 66 contas, sendo que 31% não seguiam a página, total de 72 impressões. O post sobre definições de autoria de artigo da seção Dicas da Reci, divulgado na data de 1° de julho, obteve 108 contas alcançadas, das quais 32% não seguiam a página da revista, total de 136 impressões. Na publicação mais atual, inserida na plataforma em 12 de agosto, sobre as normas de Vancouver, viu-se que 112 contas foram alcançadas e apenas 2% que não seguem a página. Conclusão: A RECI está no Instagram há mais de dois anos. Durante esse tempo, percebe-se que o uso de hashtags influenciaram nas métricas e que as primeiras postagens tiveram pouco alcance. No entanto, nesses mais de dois anos, observou-se um crescimento de 771% de alcances da primeira publicação até a com maior índice. Tais informações são muito válidas, pois podem favorecer a definição de estratégias, por exemplo, a continuação do uso de hashtags e divulgação no site da própria revista, contribuindo para a expansão do perfil da RECI no Instagram.


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ISSN 2764-2135