O INSTAGRAM COMO FERRAMENTA ÚTIL NA DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDOS CIENTÍFICOS
Resumo
Introdução: Com a popularização da internet, a interação e comunicação entre usuários, o uso de espaços não formais para divulgação de conteúdos científicos expandiu-se. A exemplo disso, tem-se o aplicativo Instagram, uma ferramenta que permite a propagação de informações pela rede, algumas com qualidade duvidosa ou até mesmo falsas, conhecidas como fake News. Com a necessidade de democratizar o acesso a informação científica de qualidade em locais não convencionais de divulgação, tornou-se fundamental abranger nichos que não estão inclusos no meio acadêmico. Objetivo: Analisar o perfil da Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção no Instagram, considerando o alcance, ou seja, a quantos perfis chegaram as publicações, as impressões geradas, ou seja, a frequência de visualização das publicações, bem como as contas que não seguem o periódico nesta rede social. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo transversal, que utilizou o perfil da revista e os dados estatísticos fornecidos pelo Instagram. Analisou-se um quantitativo das cinco publicações mais recentes, divulgadas no período de 3 março de 2022 a 24 de agosto de 2022. Resultados: Atualmente a conta da RECI possui 270 seguidores e 100 publicações. Em 3 de março de 2022, o post sobre o Dia Mundial sem Tabaco teve 84 contas alcançadas e 99 impressões, sendo que 34% das contas alcançadas não seguiam o perfil. A publicação do dia 10 de julho sobre o Publons alcançou 84 contas, dessas, 48% não seguiam a página, total de 93 impressões. Em 14 de julho, o post acerca do dia mundial da doação de sangue, alcançou 66 contas, sendo que 31% não seguiam a página, total de 72 impressões. O post sobre definições de autoria de artigo da seção Dicas da Reci, divulgado na data de 1° de julho, obteve 108 contas alcançadas, das quais 32% não seguiam a página da revista, total de 136 impressões. Na publicação mais atual, inserida na plataforma em 12 de agosto, sobre as normas de Vancouver, viu-se que 112 contas foram alcançadas e apenas 2% que não seguem a página. Conclusão: A RECI está no Instagram há mais de dois anos. Durante esse tempo, percebe-se que o uso de hashtags influenciaram nas métricas e que as primeiras postagens tiveram pouco alcance. No entanto, nesses mais de dois anos, observou-se um crescimento de 771% de alcances da primeira publicação até a com maior índice. Tais informações são muito válidas, pois podem favorecer a definição de estratégias, por exemplo, a continuação do uso de hashtags e divulgação no site da própria revista, contribuindo para a expansão do perfil da RECI no Instagram.
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ISSN 2764-2135