PRÓ-SAÚDE E SUA INFLUÊNCIA NAS MÍDIAS SOCIAIS: UMA FORMA DE TRANSCENDER CONHECIMENTO E INFORMAÇÕES DO MEIO ACADÊMICO PARA A COMUNIDADE.

Veronica Meinhardt Najdzion, Evelin Dal Pai Tondolo, Luiza Carniel, Suélyn Pens, Isadora Maieron de Morais, Lisoni Muller Morsch, Everton Luiz Simon

Resumo


Introdução: Devido a globalização, o uso das redes sociais representa um veículo de comunicação com nítida capacidade de dispor notícias e informações para inúmeros indivíduos nas mais variadas localidades. Perante isso, o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) desenvolveu um perfil na rede social Instagram voltado, excepcionalmente, para divulgar informações sobre saúde e bem-estar, além de apresentar as atividades realizadas pelo grupo, para a comunidade em geral. Semanalmente, cada subprojeto tem a tarefa de postar conteúdos informativos, que de certa forma, estejam presentes no cotidiano dos leitores, podendo ser dicas de beleza, conteúdo sobre doenças, alimentação, estética, todos voltados à saúde dos indivíduos. Objetivo: Essas postagens possuem o intuito de beneficiar os seguidores dessa rede com informações baseadas em pesquisas do  meio científico e com referências comprovadas, tratadas com seriedade. Assim, o programa Pró-saúde utiliza essa plataforma com o intuito de informar não só a comunidade acadêmica, mas também a comunidade em sua totalidade sobre assuntos referentes a cada um dos quatro subprojetos do Pró-Saúde, sendo estes: PICs, Saúde e Beleza, Doenças Infecciosas, Alimentação e Saúde. As publicações são feitas através de uma conta exclusiva do projeto, criada para instruir e atualizar a sociedade sobre assuntos cotidianos e importantes. Outrossim, o meio social representa uma forma de fomentar a visibilidade das ações efetivadas pelo projeto de extensão, as quais são elaboradas em eventos culturais, exposições e em espaços de saúde. Metodologia: As publicações são feitas de forma cronológica, sendo três postagens semanais, com uma semana do mês destinada para cada subprojeto. Os temas são relacionados aos temas principais de cada subgrupo, o que representa uma forma de abordar sobre assuntos de maior domínio dos bolsistas. Além disso, há publicações específicas para os stories do Instagram, as quais abordam temas relacionados a datas especiais, marcos históricos e infográficos. As postagens possuem designs específicos e priorizam uma linguagem mais acessível, já que visa ilustrar as informações de forma didática e compreensível. Resultados: Ao analisar os insights do perfil do instagram do Pró-Saúde, verifica-se que o número de seguidores cresce de forma constante. Além disso, a média de engajamento no ano de 2022 atingiu em torno de 70 perfis e o alcance chegou a, aproximadamente, 800 contas. Atualmente, o Instagram do Pró-Saúde conta com 1395 seguidores e 273 publicações, as quais esclarecem e instruem sobre os mais variados temas. Conclusão: Dessa maneira, verifica-se que, paulatinamente, perfis de cunho informativo crescem nas mídias sociais, os quais possuem o intuito de instruir a comunidade, mediante publicações didáticas e de linguagem acessível. Além disso, esse meio representa não só uma forma dos alunos e professores do projeto Pró-Saúde transcender conteúdos e informações do meio acadêmico para a sociedade em geral, mas também uma forma de bolsistas e pedagogos aprimorarem seus conhecimentos. Ademais, os benefícios dessas publicações são ratificados mediante o retorno positivo dos algoritmos das redes, os quais apresentam constante crescimento e retorno. Portanto, torna-se nítido o importante papel que o programa realiza nas mídias sociais, as quais são reflexo das ações realizadas pelo projeto de extensão universitária.

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ISSN 2764-2135