ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DA FARMÁCIA ESCOLA COM A UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS E O IMPACTO NA VENDA DE PRODUTOS

Matheus Marchi Giongo, Lia Gonçalves Possuelo, Chana Medeiros da Silva, Danielle Cristina Luiz da Silva, Mênia Brandenburg Back

Resumo


Introdução: Atualmente a maior ferramenta do mundo globalizado é a informação, e a maior ferramenta da troca de informações é a internet, com a internet o desenvolvimento de aplicativos e sites disponibilizou novas formas de comércio, dentre estas, as redes sociais, vem se mostrando mais do que ferramentas de compartilhamento fotos e vídeos, ferramentas de comunicação interpessoal e, mais atualmente, vem sendo usadas como ferramentas de comunicação de empresas com seu público, estreitando laços entre cliente e vendedor, além de facilitar as compras de produtos, permitindo que o cliente verifique informações importantes, ou até mesmo encomende produtos específicos sem que precise sair de casa. Com o seguimento da pandemia da COVID-19, a comunidade continua se adaptando, e, o uso das redes sociais para a promoção de produtos e educação em saúde continua sendo desenvolvida pela Farmácia Escola (FE). Objetivo: Analisar o alcance, o engajamento, o número de contas alcançadas, o número de contas atingidas no instagram e o impacto de postagens nas vendas da FE. Métodos: Foram analisados 4 posts informativos, que apresentavam características de produtos, publicados no período de 09 de setembro a 12 de novembro de 2021 no instagram da FE. A partir dos registros no sistema de registro de vendas (HOS) da FE foram avaliados o número de itens comercializados em até uma semana após a postagem. As postagens analisadas a partir do dia 09 de setembro de 2021, foram usadas para verificar por meio dos Insights do Instagram o número de contas alcançadas, número de contas de seguidores alcançadas e contas de não seguidores atingidas. As temáticas das postagens analisadas foram: qualidade de vida e os produtos associados foram protetores labiais Lip Matte da Latika e Práticas integrativas e complementares com os produtos como os óleos essenciais da Majora, incensos artesanais da Majora, e complexo B. Resultados:  Os produtos analisados foram, Complexo B, sua publicação alcançou 174 contas ao todo, 20 destas não eram seguidores da FE, e não houve vendas do produto na semana que se seguiu; Lip Matte Latika, sua postagem alcançou até 285 contas, 63 destas não eram seguidores prévios, e gerou 1 venda; Óleos Essenciais Majora, sua publicação gerou engajamento de até 226 contas, destas 39 não eram seguidores, e isso gerou um total de 7 vendas; Incensos Artesanais Majora, a postagem em questão gerou engajamento de 361 contas, 47 destas sendo pessoas que não seguiam o instagram da Farmácia Escola, e a postagem gerou 25 vendas no período de até uma semana após a publicação. O número de contas atingidas no período variou de 361 a 174, dependendo das postagens analisadas. A postagem que teve maior engajamento, e mais visualizações foi sobre os Incensos Artesanais Majora. A publicação das postagens refletiu em uma ampliação de 31,64% do número de itens vendidos no período de até uma semana após a postagem. Conclusão: Observa-se que as redes sociais são uma estratégia de marketing importante para ampliação das vendas da FE. A divulgação da chegada de produtos e das características e usos de tais, ajuda as pessoas escolherem antes o que querem comprar, além de considerar as vantagens do uso do produto pelo qual estão interessados.


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ISSN 2764-2135