IMPACTO DO USO DAS REDES SOCIAIS PELAS LIGAS ACADÊMICAS

Juliana Rafaela Bloemker, Isabela Frighetto, Carolina Bracht Tonel, Caroline Krieger de Moraes, Danielly Joani bulle

Resumo


INTRODUÇÃO: A Liga Acadêmica de Síndrome Metabólica e Obesidade (LASMOB) é uma liga interdisciplinar em saúde, ou seja, que abrange todos os cursos da área da saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul. Sabe-se que uma liga acadêmica é instituída para aprofundar os conhecimentos em uma determinada área de interesse do estudante, promovendo um espaço em que o aluno possa complementar sua formação. Diante disso, a rede social, como o Instagram, usado pela LASMOB, é uma ferramenta fundamental para esse aprofundamento dos conhecimentos e assuntos tratados sobre síndrome metabólica e obesidade, levando, dessa forma, informações e assuntos pertinentes para estudantes universitários, professores, profissionais da saúde e para o público em geral. Com isso, este relato de experiência traz as informações compartilhadas e os resultados obtidos no Instagram da LASMOB. OBJETIVO: Realizar um relato de experiência acerca das informações compartilhadas e os resultados obtidos na rede social Instagram, utilizada pela Liga Acadêmica de Síndrome Metabólica e Obesidade (LASMOB). METODOLOGIA: Foi realizado um estudo reflexivo, do tipo relato de experiência, a partir das atividades na rede social Instagram, da Liga Acadêmica de Síndrome Metabólica e Obesidade (LASMOB) da Universidade de Santa Cruz do Sul. Foi analisada, principalmente, a quantidade de público alcançado nas publicações do feed e do story. PRINCIPAIS RESULTADOS: O Instagram da Liga Acadêmica de Síndrome Metabólica e Obesidade (LASMOB), iniciou suas atividades na rede social no segundo semestre de 2021 e, hoje, possui 362 seguidores e 15 publicações. Apresentou, inicialmente, no feed, sua gestão 2021/2, tendo como 693 contas alcançadas, 232 interações com o conteúdo e 282 atividades do perfil. Houve, posteriormente, publicações na conta do Instagram tratando sobre diversos assuntos relacionados à síndrome metabólica e obesidade. Em análise às publicações no feed e os seus alcances com o público, houve um resultado positivo, com, em média, 412 contas alcançadas, com 70 contas com engajamento e com 48 contas com atividade no perfil da LASMOB, sendo 15 o total de publicações no feed. Além disso, em relação às publicações nos stories, o resultado também foi considerado satisfatório, tendo, em média, 111 visualizações por story compartilhado, sendo 42 o total de stories. CONCLUSÃO: Considerando a importância de redes sociais para Ligas Acadêmicas, vê-se que a Liga Acadêmica de Síndrome Metabólica e Obesidade (LASMOB), que possui 362 seguidores, obteve resultados positivos no seu Instagram, pois apresentou um amplo alcance de pessoas, sendo eles estudantes universitários, professores, profissionais da saúde e público em geral, tendo, em média, 412 contas alcançadas por publicação no feed e 111 contas alcançadas por publicação no story. Portanto, a rede social aprofundou conhecimentos e compartilhou conteúdos significantes e agregadores acerca da temática da LASMOB.

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ISSN 2764-2135