RELATO DE EXPERIÊNCIA: GRUPO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO HOSPITALAR

Stefanni Vargas Silveira, Mariluza Sott Bender, Simone Caldas Bedin

Resumo


A educação em saúde é um processo político pedagógico que propõe o desenvolvimento do pensamento reflexivo e crítico dos indivíduos sobre a sua realidade, promovendo sua autonomia e emancipação enquanto sujeito. Na prática terapêutica grupal, a Educação em Saúde pode ser tema central e instrumento de ampliação de conhecimentos sobre cuidado, qualidade de vida e bem-estar da população. Entretanto, determinadas organizações de saúde, deixam essa prática em segundo plano, dando prioridade inicialmente ao tratamento específico de enfermidades e restauração da saúde. Ao conciliar a execução de grupos terapêuticos de Educação em Saúde no ambiente hospitalar, existe a possibilidade de integrar a educação em saúde aos demais tratamentos existentes. O estudo propõe descrever ações educativas em saúde realizadas com pacientes hospitalizados e seus acompanhantes em quartos coletivos da enfermaria adulta de um hospital escola no interior do Rio Grande do Sul. Trata-se de um relato de experiência, com abordagem qualitativa, de um grupo aberto, organizado por uma estagiária de Psicologia, psicóloga e residentes multiprofissionais nas áreas de Psicologia, Serviço Social e Educação Física, durante os meses de outubro e novembro de 2022, conforme período de alusão da campanha de saúde do Outubro Rosa e do Novembro Azul. Realizaram-se cinco encontros semanais, em quartos coletivos distintos, facilitados por uma média de três pessoas, e com duração média de trinta minutos. O roteiro dos encontros foi subdividido em duas etapas: na primeira etapa os facilitadores informam aspectos relacionados aos riscos, sintomas presentes, formas de prevenção e tratamento para o câncer de mama ou de próstata.  Na segunda etapa, ocorreu uma dinâmica de grupo sobre mitos e verdades com perguntas aos participantes acerca das campanhas, momento propício para debates e interação do grupo. Para a aquisição de dados utilizou-se o diário de campo e a revisão bibliográfica relacionada ao tema. O grupo alcançou o total de 44 participantes, em 4 quartos coletivos, com faixa etária dos 22 a 86 anos de idade entre os internados. As temáticas propiciaram momentos de trocas entre os pacientes e acompanhantes nos quartos coletivos, em que todos tiveram o direito de expressar suas experiências frente a temática, ampliando a estrutura assegurada neste recorte de tempo durante a execução do grupo, conforme a Educação em Saúde prevê. A respeito das reflexões realizadas, a sexualidade foi evidenciada nas duas temáticas propostas: importância do autoconhecimento do próprio corpo, dentre outros tabus que envolvem as feminilidades e masculinidades. Deste modo, os facilitadores trouxeram sobre a importância de observar o próprio corpo de modo acolhedor, priorizando a prevenção de doenças (câncer de mama e próstata) e identificação precoce. Por ser um hospital, os facilitadores e participantes tiveram que aprender a lidar com as interrupções durante o grupo para o monitoramento dos sinais e medicações, a fim de garantir respeito e sigilo aos integrantes. Houve ressignificação do conceito de saúde entre os participantes e pode-se levar prevenção de doenças e promoção em saúde para além da instituição, promovendo uma articulação com a rede de saúde. O hospital é um espaço estratégico para a educação em saúde, visto que pode conduzir pacientes e familiares para o autocuidado e melhor qualidade de vida. Palavras-chave: Grupo Terapêutico; Psicologia Hospitalar; Educação em Saúde;

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ISSN 2764-2135