APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA AO DESEMPENHO MOTOR: CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS NA DISCIPLINA DE MEDIDAS E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Guilherme do Canto, Daia Cristina Rech, Letícia de Moura Guterres, Carla Aparecida Gonçalves dos Santos, Miriam Beatris Reckziegel, Dalton Lucas da Rosa Teixeira

Resumo


INTRODUÇÃO: A aptidão física relacionada ao desempenho motor está associada às performances esportivas ou habilidades motoras que contribuem para o desempenho de tarefas específicas do cotidiano ou à prática mais eficiente nos esportes.  Avaliar a aptidão física e o desempenho motor através de baterias de medidas e testes serve como instrumento de apoio aos profissionais da área de Educação Física a fim de auxiliar no acompanhamento do indivíduo, bem como,  reunir elementos para fundamentar seus métodos, tipo de exercício e demais procedimentos a serem adotados para a prescrição de exercícios físicos e desportivos. OBJETIVO: O objetivo do presente trabalho foi avaliar e caracterizar o perfil de atletas participantes de um projeto esportivo de basquetebol, de acordo com bateria de testes de aptidão física relacionados ao desempenho motor. METODOLOGIA: O estudo foi realizado durante a aula prática da disciplina de Medidas e Avaliação em Educação Física do curso de Educação Física EAD e contou com uma amostra representativa de 14 atletas participantes de um projeto de basquetebol do município de Santa Cruz do Sul. A análise dos dados foi realizada pelos alunos matriculados na disciplina com apoio dos professores regentes e tutora, através da avaliação da aptidão cardiorrespiratória (teste de corrida/caminhada de 6 minutos), flexibilidade (teste de sentar-e-alcançar), força/resistência muscular (teste de abdominais em 1 minuto), agilidade (teste do quadrado), velocidade (teste da corrida de 20 metros), potência dos membros superiores (arremesso de medicineball de 2kg) e potência dos membros inferiores (salto horizontal). Os resultados foram classificados conforme Manual de Testes e Avaliação do Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR). RESULTADOS: A idade média dos atletas participantes do projeto de basquetebol é de ± 14,85. Em relação à capacidade cardiorrespiratória, 85,7% dos atletas foram classificados com desempenho excelente. Os dados também apontaram que 42,9% dos participantes do projeto de basquetebol apresentaram classificação ‘muito bom' para indicador de velocidade. Resultados positivos também foram observados para o desempenho da força dos membros superiores, força dos membros inferiores e resistência muscular localizada em que a maioria atingiu nível muito bom. No teste de avaliação da agilidade, 71,4% dos sujeitos foram classificados com desempenho “muito bom”. Em contrapartida, quanto à flexibilidade, 78,6% do total dos sujeitos encontram-se classificados em “fraco”. CONCLUSÃO: Diante dos resultados concluiu-se que o desempenho motor dos atletas participantes do projeto de basquetebol encontra-se com níveis satisfatórios e a mensuração da aptidão física consiste em uma importante ferramenta disponível aos profissionais de Educação Física para avaliar e monitorar o desempenho dos seus alunos, de acordo com suas características e contexto.

Palavras-chave: aptidão física, desempenho motor, saúde, basquetebol


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ISSN 2764-2135