EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ROTINA UNIVERSITÁRIA E EXTENSÃO COMUNITÁRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Isabela Frighetto UNISC
  • Juliana Rafaela Bloemker UNISC
  • Carolina Bracht Tonel UNISC
  • Henrique Ziembowicz UNISC
  • Caroline Krieger de Moraes UNISC
  • Danielly Joani Bulle UNISC

Resumo

INTRODUÇÃO: As Ligas Acadêmicas (LA) são projetos de extensão comunitária capazes de preencher lacunas na formação superior, uma vez que possuem potencial para promover conhecimento mediante atividades complementares. As LA visam contribuir para a promoção de uma formação diferenciada em saúde, abordando temas frequentemente não debatidos durante o currículo acadêmico. Nessa linha de raciocínio, a Liga de Síndrome Metabólica e Obesidade (LASMOB) da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), desenvolveu no Dia Nacional de Saúde e Nutrição um evento online para analisar o impacto do estilo de vida na saúde dos estudantes. O evento destacou o comportamento alimentar dos universitários, o qual é influenciado por diversos fatores, principalmente a partir do ingresso na universidade, como rápida mudança de hábitos e os sentimentos gerados pela rotina. Consequentemente, existe prejuízo à saúde, causando danos ao pleno bem-estar biopsicossocial, o que também reflete em menor desempenho acadêmico e contribui para a medicalização da vida. OBJETIVOS: Relatar a experiência da realização do evento acerca dos impactos dos hábitos na saúde dos universitários. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa do tipo relato de experiência. O tema escolhido explica-se devido ao contexto vivido pela maioria dos ligantes, suas observações empíricas e os conhecimentos adquiridos por meio da literatura vigente. Esta, por sua vez, aponta os hábitos dietéticos inadequados dos acadêmicos de ensino superior que afetam (in)diretamente sua saúde. Com isso em mente, foram convidados diferentes profissionais da área da saúde (psicologia e nutrição) e uma acadêmica em graduação do curso de medicina para abordarem as temáticas relacionadas à educação para a saúde na modalidade online através de um canal oficial da instituição. Utilizou-se de um questionário para a realização da inscrição no evento, mensurando variáveis quantitativas e qualitativas. Ao término do evento, aplicou-se outro questionário a fim de avaliar a percepção dos estudantes concernente aos temas abordados. RESULTADOS: Houve 62 inscritos, sendo eles do curso de medicina (74%), seguido do curso de enfermagem (18%); medicina veterinária, psicologia, nutrição e doutorado em promoção à saúde representam 8% das inscrições. A instituição de ensino superior com maior número de inscritos foi a UNISC. No dia, a transmissão ao vivo via plataforma YouTube obteve cerca de 40 ouvintes. O questionário de satisfação disponibilizado foi respondido por 23 estudantes, dos quais, ao serem perguntados sobre a sua opinião em relação ao evento em uma escala de 0 (muito ruim) a 5 (muito bom), cerca de 17% optaram por responder a opção "bom" referente ao número 4 na escala e 83% dos inscritos responderam a opção "muito bom" equivalente ao número 5. Na seção de comentários, foram referidas sugestões de aprimoramento e críticas construtivas. CONCLUSÃO DO TRABALHO: Conforme analisado nos questionários o evento atingiu seus objetivos de debater os impactos dos hábitos de vida na saúde dos universitários e de promover educação para a saúde aos estudantes. A transmissão do evento permanece disponível e, no momento, conta com 240 visualizações.

Biografia do Autor

  • Isabela Frighetto, UNISC
    UNISC
  • Juliana Rafaela Bloemker, UNISC
    UNISC
  • Carolina Bracht Tonel, UNISC
    UNISC
  • Henrique Ziembowicz, UNISC
    UNISC
  • Caroline Krieger de Moraes, UNISC
    UNISC
  • Danielly Joani Bulle, UNISC
    UNISC

Publicado

2022-10-25

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde