UM OLHAR SOBRE O ATO DE ACOLHER: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS A PARTIR DAS VIVÊNCIAS INICIAIS DO PET-SAÚDE GESTÃO E ASSISTÊNCIA ACERCA DO CUIDADO EM SAÚDE MENTAL

Gabriella Soares Hopp, Luísa Klix de Abreu Pereira, Ezequiel Servegnini Nunes, Geneci Coimbra, Letícia Lorenzoni Lasta, Mari Ângela Gaedke, Camila Regina Lopes, Angela Beatriz Schwerz, Fernanda Portugal Carlin

Resumo


O acolhimento é um dos princípios da Política Nacional de Humanização (PNH) do Sistema Único de Saúde (SUS) e se refere ao entendimento de que tudo o que paciente diz é relativo a algo legítimo e singular do seu estado de saúde, sendo dever do serviço ouvi-lo com atenção e acolher a demanda. Essa prática é um dispositivo que vai muito além da simples recepção do usuário numa unidade de saúde, pois ela considera toda a situação de atenção ao paciente desde a sua entrada no sistema. Logo, o acolhimento se faz a partir de uma escuta bem qualificada e, principalmente, presente. Destaca-se que essa ferramenta é construída de forma coletiva a partir da análise dos processos de trabalho e tem como objetivo a construção de relações de confiança, compromisso e vínculo entre as equipes e os usuários. Buscando aprimorar esses e outros processos, o Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) – Gestão e Assistência, idealizado pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação, em parceria com Universidades e Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde, visa o cenário da aprendizagem de gestão e assistência em todos os seus espaços e equipamentos locais, por meio da Educação Permanente em Saúde. Voltando-se para essa temática, alunos do cursos de Enfermagem e Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), integrantes do programa inseridos na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Glória/Imigrante situada em Santa Cruz do Sul têm por objetivo problematizar o acolhimento no serviço, tomando como eixo os cuidados, atenção e manejo dos casos de saúde mental. Pontua-se que as ações do projeto tiveram início em agosto de 2022 e são desempenhadas semanalmente em dois turnos, contando com uma dupla de alunos formada por ambos os cursos. Para dar conta deste objetivo específico do projeto, foi designado um período inicial de três meses, portanto, ressalta-se que as atividades estão em andamento. No primeiro momento, foi elaborado um questionário online, anônimo e individual com o intuito de compreender a visão da equipe sobre o tema. Após o compilamento das respostas, foram planejados três encontros a serem realizados com os profissionais. Desses, dois momentos propõem fortalecer a integralidade do cuidado em saúde mental e a ampliação de estratégias de trabalho na atenção primária. Já no último encontro, será apresentado um protocolo de acolhimento a ser desenvolvido, bem como um fluxograma da rede de saúde mental municipal com uma classificação de risco. Assim, como resultados, visa-se a qualificação dos protocolos e fluxos de cuidados nessa área, propiciando melhor compreensão pelos profissionais da equipe. Também, espera-se viabilizar os processos de acolhimento em saúde mental na ESF, contribuindo para a melhora do acesso dos usuários aos serviços e sua resolutividade. Além disso, aspira-se promover e prevenir os agravos em saúde mental, através da escuta qualificada e atendimento integral, atingindo os diferentes níveis de atenção na rede. Por fim, pretende-se a produção de conhecimento na área, fomentando a formação de profissionais alinhados com a realidade da rede de atenção em saúde mental em seu território.

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ISSN 2764-2135