ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA SEGURANÇA DO PACIENTE - META 3: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Mackerly Eloiza Kipper, Hanan Mahmoud Yacoub Al Houbel, Ingre Paz

Resumo


Introdução: De forma a reduzir as incidências de eventos adversos e corroborar com o aprimoramento da assistência de saúde, no que se refere também na prescrição, dispensação e administração de medicamentos, o Ministério da Saúde instituiu, na Portaria n° 529 (2013), o Programa Nacional de Segurança do Paciente, que fixou a abordagem da qualificação do cuidado em saúde em todas as instituições. Dados da Organização Mundial da Saúde estimam que um em cada dez pacientes possa ser vítima de erros e, por conseguinte, entre as principais causas de falhas na assistência de saúde, está o desvio de atenção da 3° meta de segurança do paciente(prescrição, uso e administração de medicamentos). Objetivo: Relatar a experiência de duas acadêmicas de enfermagem quanto ao conhecimento sobre a 3° meta de segurança do paciente e à assistência de enfermagem no Módulo Terapia Medicamentosa em Enfermagem. Metodologia:  Trata-se de um trabalho de ensino expondo o relato de experiência de aprendizado, com foco nas vivências ao longo do módulo Terapia Medicamentosa do Curso de Enfermagem da Universidade de Santa Cruz do Sul ocorrida no período de março a julho 2022, com abordagem específica à meta 3 de segurança do paciente. Resultados: Durante a vigência do módulo Terapia Medicamentosa em Enfermagem, as acadêmicas obtiveram experiências, tanto em sala de aula com uso de metodologias ativas, como também, aulas práticas de manuseio e diluição de medicamentos no laboratório de enfermagem associando à assistência de enfermagem. Puderam analisar, discutir e pôr em prática os conhecimentos adquiridos, manuseando placebos e a partir de cada aula reforçando seu entendimento sobre o tema e à atuação do enfermeiro na segurança do paciente. Além das aulas teórico-práticas, outro momento associado foi a visita técnica ao hospital, com objetivo de unir o que foi aprendido com a realidade do fluxo de trabalho da equipe de enfermagem, diante da interpretação adequada do prontuário, conferência do fármaco, técnica asséptica do medicamento e verificação da identificação do paciente. Por conseguinte, a relevância desse módulo na vida acadêmica do ensino superior vai além da aquisição de um título curricular, pois também contribui para o conhecimento na prática hospitalar, pública e percepção do paciente além de órgão doente, com aplicabilidade de forma humanizada e terapêutica pela equipe de enfermagem. Conclusão: O módulo ao longo do período contribuiu para versar a capacidade das acadêmicas de concentração, argumentação e domínio sobre as metas de Segurança do Paciente, no que concerne à meta 3 voltando-se à prática da equipe de enfermagem. Destaca-se, portanto, a atuação do profissional enfermeiro frente ao paciente e, consequentemente, no cuidado, na investigação e na checagem das metas de Segurança do Paciente, promovendo a qualidade do serviço de saúde e bem estar do paciente. Ressalta-se, por fim, a importância da elaboração dos estudos e pesquisas realizadas na universidade, e das trocas de conhecimentos que contribui para o desenvolvimento  intelectual e social, revelando assim novas perspectivas profissionais.

Referências:

SOARES, E.A., et al. 2019. DOI: https://doi.org/10.25248/reas.e16572019

SILVA, A.T., et al. 2016. DOI: 10.1590/0103-1104201611123

GUARANÁ, C., et al. 2019. DOI: https://tcc.fps.edu.br/bitstream/fpsrepo/638/1/cartilha-instrucional2.pdf



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ISSN 2764-2135