CHATBOT PARA TRIAGEM DE CANDIDATOS DA ÁREA DE TI PARA VAGAS DE TRABALHO EM EMPRESAS
Resumo
A área de Tecnologia da Informação (TI) está em ritmo acelerado de expansão, em especial nos últimos anos, e os profissionais da área são, em geral, pessoas abertas a novas tecnologias e novos processos. Como consequência, os profissionais de Recursos Humanos (RH), responsáveis pelos processos de contratação de profissionais de TI, estão atuando intensamente, seja por meios tradicionais ou por redes sociais. Neste cenário, surge a oportunidade de aplicar novas metodologias de recrutamento e seleção no processo de contratação de profissionais da área de TI. Na fase inicial deste processo, é corriqueiro realizar a triagem de currículos, cujo objetivo é selecionar os candidatos que seguirão no processo de contratação, dependendo dos requisitos de cada vaga. Neste sentido, o objetivo é desenvolver um chatbot com as metodologias de processos seletivos para atuar nos processos iniciais de contratação de profissionais da área de TI. A metodologia definida envolve: i) levantamento bibliográfico sobre os assuntos relacionados ao tema da pesquisa (agentes conversacionais ou chatbots, recrutamento e seleção em RH, interação humano-computador, chatbot Dóris); ii) a realização das bibliometrias quantitativa e qualitativa (para busca de trabalhos relacionados ao domínio); iii) a elaboração de sínteses de artigos e quadro comparativo; iv) a interação com profissional da área de RH (para levantamento de requisitos); v) desenvolvimento do fluxo de conversação do chatbot; desenvolvimento do sistema, testes e validação. O processo de recrutamento na área Tecnologia da Informação não diferente de outras áreas especializadas, necessita da definição clara e entendimento dos requisitos comportamentais e, especialmente, técnicos por parte do recrutador, as conhecidas soft skills (habilidades intangíveis) e hard skills (habilidades tangíveis). O sistema em desenvolvimento possui quatro módulos: Interface do chatbot Dóris (para permitir interação com os usuários), Base de Dados das Respostas (para armazenar a coleta de dados referentes aos usuários), Agente (para realizar a tomada de decisão pelo chatbot) e Setor Administrativo de RH (interface para acesso pelo profissional de RH). Também interagirá com o usuário através da chatbot Dóris, com o uso da plataforma IBM Watson (responsável pelos estados, tomada de decisão e domínio do chatbot), e será apresentado em um front-end desenvolvido em Angular, o qual também será acessado pelos profissionais de RH, porém com acesso diferente (tela de busca). O chatbot se comunicará diretamente com a base de dados das respostas, por meio de um sistema back-end, desenvolvido com o uso da linguagem Java e framework Spring, o qual salvará os dados em banco dados PostgreSQL e permitirá a sua consulta. O sistema é baseado no Recrutamento e Seleção por Competências e em alguns pontos relevantes considerados na interação do chatbot com o usuário (candidato), com os questionamentos sobre seus “pontos fortes” e “pontos fracos”. O método de recrutamento e seleção por competências tem por objetivo avaliar não apenas as experiências e conhecimentos, mas também, as características pessoais, com base em um detalhado mapeamento de perfil de competências desenvolvido previamente ao processo de recrutamento, unindo a área de Recursos Humanos e o setor responsável pela vaga.
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ISSN 2764-2135