AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PERSONALIZADOS: INTEGRANDO RECURSOS DA INTERNET DAS COISAS

Helena Della Giustina Aguiar, Rejane Frozza, Danielli Cossul

Resumo


Ambientes Virtuais de Aprendizagem Personalizados (AVAP) são ambientes digitais que têm como objetivo proporcionar um local de aprendizagem eficiente e adaptado a cada usuário (público-alvo). Para que a personalização se realize, é necessário entender como funciona o processo de estudo, as diferenças dos indivíduos em relação aos seus estilos de aprendizagem, o fluxo e ritmo de desenvolvimento das atividades e, consequentemente, a experiência com o ambiente. Para entender e analisar o comportamento do usuário, em relação ao nível de atenção (uma das funções executivas do cérebro), este projeto iniciou pesquisas com o uso de um Eletroencefalograma (EEG), o qual monitora a atividade eletrofisiológica do cérebro produzida pelas interações entre neurônios, também denominadas de ondas cerebrais. O objetivo desta pesquisa é entender e analisar como a atenção influencia no comportamento dos usuários frente à interação com o Ambiente Virtual de Aprendizagem Personalizado e na realização de atividades de forma digital. O uso do EEG (com eletrodos conectados à cabeça e sinais sendo transmitidos para um software para análise) é um recurso de Internet das Coisas (IoT) que pode auxiliar na coleta de dados das características dos usuários e na compreensão dos seus estilos de aprendizagem. Desta forma, o projeto de pesquisa “Ambiente Virtual de Aprendizagem Personalizado: abordagem com estilos cognitivos, agentes pedagógicos e internet das coisas”, definiu-se, como metodologia inicial, realizar uma busca de trabalhos relacionados para compreender o funcionamento do EEG e sua aplicabilidade para os AVAP. Para a busca de artigos, foram utilizados os termos, segundo a string (“eletroencefalograma” OR EEG) AND (“atenção” OR “foco”) AND "ambiente virtual", aplicados em duas revistas e em um evento brasileiro na área de Informática e Educação: a Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), a Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE) e o Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). O período de busca não foi restringido, ficando livre. Com todos os termos em conjunto, não foram encontrados artigos, então, a partir desse resultado, foram selecionados artigos rastreados pelas buscas com dois termos, resultando em: i) um artigo com os termos (“eletroencefalograma” OR EEG) AND (“atenção” OR “foco”); ii) vinte e oito artigos com os termos (“atenção” OR “foco”) AND "ambiente virtual". Destes vinte e nove artigos encontrados, a partir da análise do Resumo, foram selecionados três artigos voltados ao uso do EEG para captação e análise de ondas cerebrais em período de foco e interação com atividades de aprendizagem. Tais artigos destacam os campos cerebrais responsáveis pela compreensão linguística, aprendizagem de lógica e pela memória, além das mudanças na fisiologia cerebral após a realização de testes de concentração e raciocínio. A partir desses estudos, pretende-se entender melhor a interação e o comportamento do usuário com o AVAP e desenvolver novas funcionalidades que levem os usuários a terem mais atenção durante a interação, a fim de auxiliar no processo de aprendizagem.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2764-2135