AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PERSONALIZADOS: INTEGRANDO RECURSOS DA INTERNET DAS COISAS
Resumo
Ambientes Virtuais de Aprendizagem Personalizados (AVAP) são ambientes digitais que têm como objetivo proporcionar um local de aprendizagem eficiente e adaptado a cada usuário (público-alvo). Para que a personalização se realize, é necessário entender como funciona o processo de estudo, as diferenças dos indivíduos em relação aos seus estilos de aprendizagem, o fluxo e ritmo de desenvolvimento das atividades e, consequentemente, a experiência com o ambiente. Para entender e analisar o comportamento do usuário, em relação ao nível de atenção (uma das funções executivas do cérebro), este projeto iniciou pesquisas com o uso de um Eletroencefalograma (EEG), o qual monitora a atividade eletrofisiológica do cérebro produzida pelas interações entre neurônios, também denominadas de ondas cerebrais. O objetivo desta pesquisa é entender e analisar como a atenção influencia no comportamento dos usuários frente à interação com o Ambiente Virtual de Aprendizagem Personalizado e na realização de atividades de forma digital. O uso do EEG (com eletrodos conectados à cabeça e sinais sendo transmitidos para um software para análise) é um recurso de Internet das Coisas (IoT) que pode auxiliar na coleta de dados das características dos usuários e na compreensão dos seus estilos de aprendizagem. Desta forma, o projeto de pesquisa “Ambiente Virtual de Aprendizagem Personalizado: abordagem com estilos cognitivos, agentes pedagógicos e internet das coisas”, definiu-se, como metodologia inicial, realizar uma busca de trabalhos relacionados para compreender o funcionamento do EEG e sua aplicabilidade para os AVAP. Para a busca de artigos, foram utilizados os termos, segundo a string (“eletroencefalograma” OR EEG) AND (“atenção” OR “foco”) AND "ambiente virtual", aplicados em duas revistas e em um evento brasileiro na área de Informática e Educação: a Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), a Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE) e o Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). O período de busca não foi restringido, ficando livre. Com todos os termos em conjunto, não foram encontrados artigos, então, a partir desse resultado, foram selecionados artigos rastreados pelas buscas com dois termos, resultando em: i) um artigo com os termos (“eletroencefalograma” OR EEG) AND (“atenção” OR “foco”); ii) vinte e oito artigos com os termos (“atenção” OR “foco”) AND "ambiente virtual". Destes vinte e nove artigos encontrados, a partir da análise do Resumo, foram selecionados três artigos voltados ao uso do EEG para captação e análise de ondas cerebrais em período de foco e interação com atividades de aprendizagem. Tais artigos destacam os campos cerebrais responsáveis pela compreensão linguística, aprendizagem de lógica e pela memória, além das mudanças na fisiologia cerebral após a realização de testes de concentração e raciocínio. A partir desses estudos, pretende-se entender melhor a interação e o comportamento do usuário com o AVAP e desenvolver novas funcionalidades que levem os usuários a terem mais atenção durante a interação, a fim de auxiliar no processo de aprendizagem.
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ISSN 2764-2135