PROJETO RE_INVENTAR PÓS-PANDEMIA DA COVID-19: REFLEXÕES SOBRE MUDANÇAS E MELHORIAS

Jordana Louise Sant’anna, Ana Clara Hackenhaar Kellermann, Jorge André Ribas Moraes, Adriano José Bombardieri, André Luiz Emmel Silva, Pâmela Rodrigues de Oliveira

Resumo


Com a evolução da tecnologia, o mercado de trabalho exige cada vez mais profissionais capacitados para exercer novos cargos, que necessitam de um conhecimento atualizado em relação às tendências tecnológicas mundiais. Com isso, este projeto de extensão denominado Re_inventar: desenvolvendo habilidades em engenharia, tem como objetivo despertar nos alunos do ensino fundamental e médio o interesse nas áreas tecnológicas através de conceitos de engenharia aplicados a kits funcionais, estimulando a criatividade e o espírito de inovação nos alunos. Com nove anos de atuação, o projeto retornou à atividade após a pandemia da Covid-19 e, com o regresso, surgiram novas demandas perante o novo estilo de vida acarretado pela pandemia, onde a atenção e interesse dos alunos se tornaram mais difíceis de ser obtidos. O objetivo deste artigo é identificar as possíveis melhorias do projeto de extensão Re_Inventar, a partir da apresentação das fases do projeto e seus tópicos de ensino, juntamente com os instrumentos de apoio utilizados ao longo de seu curso, a fim de manter as aulas do projeto motivadoras e interessantes aos alunos que nele se inscrevem. Desta forma, será possível compreender quais são as lacunas que ainda devem ser preenchidas, apresentando melhorias que instiguem e atendam as demandas do público em estudo. Para a realização deste trabalho, optou-se pela metodologia denominada pesquisa-ação. Esta metodologia busca, a partir de uma investigação qualitativa e com o envolvimento direto dos pesquisadores, compreender quais são os quesitos do projeto de extensão Re_Inventar que necessitam de amparo.  Deste modo, as melhorias necessárias para o projeto estarão listadas e mais visíveis aos integrantes, facilitando sua implementação. A partir disso, foi necessário entender o método de ensino aplicado, para, por fim, conseguir compreender o que de fato deve ser modificado, dando destaque a seu público alvo e as necessidades a serem atendidas. O intuito principal é buscar dar apreço a forma de ensino, conciliado com o entusiasmo daqueles que vem ao projeto e buscam por algo que supra as suas necessidades. Desta forma, um questionário foi aplicado aos alunos, para medir o nível de satisfação geral dos indivíduos inscritos no projeto. Os resultados mostraram que dos 11 (onze) alunos inscritos no projeto, 7 (sete) acham as aulas interessantes-legais, (3) acham as aulas desafiadoras e 1 (um) aluno acha as aulas interessantes-legais, chatas e desafiadoras. Em relação às suas dúvidas, os alunos responderam, em sua maioria, que suas dúvidas são sanadas como o esperado. Voltando-se às sugestões dos alunos para a melhoria das aulas, as que se tornam possíveis de realizar são “ouvir música na aula”; “desenvolver projetos mais difíceis”; “aplicar mais conteúdo de Física, Matemática e Engenharia” e “realizar mais passeios (saídas a campo)”. Frente aos resultados obtidos, os pesquisadores poderão propor outras melhorias para o projeto Re_Inventar, tornando-o cada vez mais atrativo para seu público-alvo. Este artigo possui contribuições pertinentes, pois ele sumariza fatores que podem receber melhorias, não só no ambiente e no ensino do projeto, como também, em questões que afetam o interesse dos alunos, agregando valor e satisfação a partir da ludicidade do aprendizado.

Palavras Chaves: Melhorias. Projeto de extensão. Lúdico. Engenharias. Ensino.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2764-2135