A INCORPORAÇÃO DE BLOCKCHAIN À MELHORIA DO FLUXO DOS INSUMOS AGRÍCOLAS NA FABRICAÇÃO DE ALIMENTOS E BEBIDAS EM INDÚSTRIA 4.0

Ingridy Caroliny Da Silva, Liane Mahlmann Kipper

Resumo


A incorporação de tecnologias digitais, revigoradas em Indústria 4.0 (I4.0), como a Internet of Things (IoT) articulada ao Blockchain, traceja o ponto de inflexão do setor de alimentos e bebidas na necessidade de maturidade frente a complexidade da sua cadeia de suprimentos, no que se requer integridade, veracidade e transparência, sendo rastreável do campo à mesa. Por esse ângulo, o objetivo deste trabalho foi analisar as principais implicações do uso do Blockchain à melhoria da flexibilidade da proveniência dos insumos agrícolas, em vista da qualidade agroalimentar ao alcance de saúde e sustentabilidade. Também foram identificados os empecilhos quanto a aderência e as soluções que vigoram para firmar a confiabilidade entre produtores, fabricantes, varejistas e consumidores (cadeia de suprimentos). Aquilo que consumimos, reflete o nosso estilo de vida, sendo que a disrupção tecnológica se integra com robustez em otimizar o reconhecimento das latências das cadeias de fornecimento e processos produtivos, como suscetibilidades interligadas a deterioração, adulteração involuntária ou deliberada e plágio de produtos. O método de pesquisa aplicado foi uma revisão de literatura qualitativa, limitando-se a 136 revisões de literatura entre os anos de 2012 a 2022, previamente selecionadas quanto sua relevância para estudo, na base de dados Scopus (Elsevier) e Science Direct (Elsevier), bem como fez-se proveito do conhecimento exposto sobre rastreabilidade na cadeia de suprimentos em fontes secundárias, como McKinsey & Company e Siemens. Em fase inicial, é notório que os requisitos por transparência na cadeia de suprimentos da indústria de alimentos e bebidas mantêm-se constantes e tendem a ser supridos pela tecnologia Blockchain, a qual certifica-se de uma rastreabilidade consistente, pois molda-se diante das complexidades e dinamicidades, vinculando-se a Inteligência Artificial (IA), torna-se viável conhecer e permear soluções em torno das premências individuais dos consumidores. O discernimento dos consumidores quanto ao percurso da cadeia de suprimentos, é fundamentado pelo ponto de vista ético, sanitário e social, tanto que para as empresas concebe-se, de modo semelhante, como uma proposta de solução que viabiliza a competitividade e atua como estimulante a permanência de inovar com responsividade. A disrupção digital no setor de alimentos e bebidas molda-se à proliferação e à volatilidade dos produtos, atentando-se aos hábitos alimentares e comodidade proposta pela embalagem ou seu preparo, fortalecendo a visibilidade e transparência quanto à proveniência dos insumos agrícolas e processos de fabricação, os quais ligam-se a segurança alimentar.

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ISSN 2764-2135