PILARES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA OFICINA DE GINÁSTICA CEREBRAL
Resumo
O projeto UNISC Inclusão Digital (UID) objetiva contribuir para o desenvolvimento social, na busca da humanização e do desenvolvimento das capacidades cognitivas em ambientes tecnológicos remotos e físicos, oferecidos pela UNISC, incentivando a Inclusão Digital (ID), afirmando a UNISC como espaço de trocas sociais que ampliam as possibilidades de acesso à Informática, à Computação e suas tecnologias, contribuindo para a emancipação do cidadão, através do desenvolvimento das capacidades cognitivas e lógico-computacionais, com atividades abertas ao público, compreendendo crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. O Projeto UID tem como ponto de partida quatro pilares que vêm sendo considerados desde 2018: conhecimento, comunicação, profissionalização e inovação. A Comunicação é influência na sociabilização dos que aprendem e é uma característica marcante trazida pelos idosos que participaram do projeto, que cada vez mais, desejam aprender a utilizar o celular e os computadores para uma comunicação mais eficiente. O projeto também incentiva e contribui com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ‘Educação de Qualidade’, que preza por assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. A metodologia de trabalho para oferta da oficina de Ginástica Cerebral conta com o desenvolvimento das atividades, composta por desafios que enfocam o raciocínio computacional, ou seja, o Pensamento Computacional (PC) e seus 4 pilares, sendo eles: Decomposição, Reconhecimento de Padrões, Abstração e Algoritmos. O material usado nos encontros é criado pelos bolsistas responsáveis e revisado pelos professores orientadores, abordando atividades relacionadas à cognição, como desafios, jogos, dinâmicas e discussões sobre assuntos relacionados à saúde, à educação, entre outros. Os jogos e desafios precisam ser resolvidos com a aplicação dos pilares do PC, neste sentido os idosos são orientados a raciocinar. A parte inicial de cada encontro conta com a fala de um professor integrante do Projeto UID e com palestras, geralmente proferidas por médicos especializados em temáticas de interesse dos idosos. Com o início da pandemia em 2020, muitas atividades foram modificadas e algumas tiveram a oportunidade de serem continuadas devido a adaptação de material desenvolvida no projeto. O projeto passou a ofertar de forma totalmente remota a oficina ‘Ginástica Cerebral’ em conjunto com a Universidade do Adulto Maior (UNIAMA). O público idoso é o principal beneficiado com a atividade e tem demonstrado muito interesse e ótima participação nos encontros remotos. Conforme o decorrer das aulas, foi notável a evolução dos alunos em todos os aspectos, não só em suas habilidades cognitivas mas, também como sua vontade de participar das atividades, o que foi observado na oficina ofertada no primeiro semestre de 2022 que não era tão frequente no início dos encontros, pois a cada semestre se inicia uma nova turma de Ginástica Cerebral. Observou-se também a ampliação no domínio no uso de dispositivos como computadores e smartphones. Os participantes da oficina de Ginástica Cerebral receberam muito bem todas as atividades propostas e demonstraram interesse em seu prosseguimento, pedindo para continuar participando na edição que será disponibilizada no segundo semestre de 2022.
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ISSN 2764-2135