PILARES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA OFICINA DE GINÁSTICA CEREBRAL

Matheus Gonçalves dos Santos, Mateus Faleiro da Cunha, Gustavo Baumgarten Seelig, Micaéle Gomes Rodrigues, Leonel Pablo Carvalho Tedesco, Marcia Kniphoff da Cruz, Tainã Ellwanger Tavares, Wolmar Alipio Severo Filho

Resumo


O projeto UNISC Inclusão Digital (UID) objetiva contribuir para o desenvolvimento social, na busca da humanização e do desenvolvimento das capacidades cognitivas em ambientes tecnológicos remotos e físicos, oferecidos pela UNISC, incentivando a Inclusão Digital (ID), afirmando a UNISC como espaço de trocas sociais que ampliam as possibilidades de acesso à Informática, à Computação e suas tecnologias, contribuindo para a emancipação do cidadão, através do desenvolvimento das capacidades cognitivas e lógico-computacionais, com atividades abertas ao público, compreendendo crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. O Projeto UID tem como ponto de partida  quatro pilares que vêm sendo considerados desde 2018: conhecimento, comunicação, profissionalização e inovação. A Comunicação é influência na sociabilização dos que aprendem e é uma característica marcante trazida pelos idosos que participaram do projeto, que cada vez mais, desejam aprender a utilizar o celular e os computadores para uma comunicação mais eficiente. O projeto também incentiva e contribui com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ‘Educação de Qualidade’, que preza por assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. A metodologia de trabalho para oferta da oficina de Ginástica Cerebral conta com o desenvolvimento das atividades, composta por desafios que enfocam o raciocínio computacional, ou seja, o Pensamento Computacional (PC) e seus 4 pilares, sendo eles: Decomposição, Reconhecimento de Padrões, Abstração e Algoritmos. O material usado nos encontros é criado pelos bolsistas responsáveis e revisado pelos professores orientadores, abordando atividades relacionadas à cognição, como desafios, jogos, dinâmicas e discussões sobre assuntos relacionados à saúde, à educação, entre outros. Os jogos e desafios precisam ser resolvidos com a aplicação dos pilares do PC, neste sentido os idosos são orientados a raciocinar. A parte inicial de cada encontro conta com a fala de um professor integrante do Projeto UID e com palestras, geralmente proferidas por médicos especializados em temáticas de interesse dos idosos. Com o início da pandemia em 2020, muitas atividades foram modificadas e  algumas tiveram a oportunidade de serem continuadas devido a adaptação de material desenvolvida no projeto. O projeto passou a ofertar de forma totalmente remota a oficina ‘Ginástica Cerebral’ em conjunto com a Universidade do Adulto Maior (UNIAMA). O público idoso é o principal beneficiado com a atividade e tem demonstrado muito interesse e ótima participação nos encontros remotos. Conforme o decorrer das aulas, foi notável a evolução dos alunos em todos os aspectos, não só em suas habilidades cognitivas mas, também como sua vontade de participar das atividades, o que foi observado na oficina ofertada no primeiro semestre de 2022  que não era tão frequente no início dos encontros, pois a cada semestre se inicia uma nova turma de Ginástica Cerebral. Observou-se também a ampliação no domínio no uso de dispositivos como computadores e smartphones. Os participantes da oficina de Ginástica Cerebral receberam muito bem todas as atividades propostas e demonstraram interesse em seu prosseguimento, pedindo para continuar participando  na edição que será disponibilizada no segundo semestre de 2022.

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ISSN 2764-2135