PLACAS DE TRÂNSITO INTELIGENTES COMO FORMA DE REDUZIR ACIDENTES DE TRÂNSITO

Diego Guilherme Christmann, Lucas Munhoz, Vitor Rafael Miorando, Natália Silva Machado, Daniela Duarte da Silva Bagatini

Resumo


A meta 3.6 da ODS 3 (Saúde e Bem-Estar) busca, até 2030, reduzir pela metade as mortes e lesões por acidentes no trânsito. Segundo a Organização das Nações Unidas, a maior causa de morte de pessoas entre 5 e 29 anos é o acidente de trânsito, sendo assim, fica clara a necessidade de tornar o trânsito mais seguro. Parte dos acidentes em ruas e estradas poderiam ser evitados se fossem respeitados os limites de velocidade e se houvesse um controle adequado dos limites, conforme o fluxo de veículos. Diante do exposto, o presente trabalho visa a proposta de Placas de Trânsito Inteligentes (PTIs), como forma de otimizar o trânsito em vias públicas sem colocar a vida dos motoristas, passageiros e pedestres em risco. A proposta é que as PTIs possuam como característica visores de LED e sejam ligadas a centrais de monitoramento de tráfego e clima. Essas placas podem mudar sua velocidade máxima permitida de acordo com a situação da via, por exemplo, aumentando o limite em dias de tempo bom e baixo tráfego ou diminuindo em dias chuvosos e de pista congestionada. Além disso, as placas contribuem para o contexto das Cidades Inteligentes, com uso de tecnologias como Internet das Coisas (IoT). A primeira etapa do projeto foi cumprida utilizando os seguintes procedimentos metodológicos: (1) Pesquisa quanto à regulamentação legal relacionada à sinalização no Código de Trânsito Brasileiro; constatou-se ser permitida a utilização de placas luminosas (dotadas de iluminação interna) ou iluminadas (dotadas de iluminação externa frontal). Também é possível incluir informações complementares nas placas, como condições climáticas e condições da via; (2) Pesquisa sobre a definição do limite de velocidade em uma via; averiguou-se que pode variar de acordo com as seguintes condições: pavimento, situações de potencial perigo, trânsito de pedestres e ciclistas, incidência de veículos de grande porte e estatísticas de ocorrência de acidentes; (3) Busca de soluções de placas iluminadas disponíveis na indústria; existe a tecnologia de display utilizada para outros fins (com mensagens em áreas de obras ou sobre o acostamento) e placas com luzes piscantes que indicam alteração na velocidade máxima da via; (4) Levantamento dos componentes de hardware necessários para a elaboração do projeto, como uso de LEDs e da placa arduino e seus componentes; (5) Análise de situações de uso baseado em cenários de teste (por exemplo, há precedentes para limites de velocidade dinâmicos, um dos cenários de teste é baseado na Avenida Prefeito Orlando Oscar Baumhardt em Santa cruz do Sul, onde existe um trecho no qual o limite de velocidade é reduzido para 40 Km/h, se as luzes ao lado da placa estiverem piscando). Como principais considerações do trabalho, as PTIs são viáveis física e tecnologicamente, suas características têm amparo no Código de Trânsito Brasileiro e podem auxiliar no alcance dos objetivos de redução de acidentes. Como trabalho futuro, será desenvolvido um protótipo funcional, a partir do qual, podem ser implementados recursos de interação de dados para monitoramento de tráfego e clima. Como contribuição social à comunidade, entende-se que as PTIs podem proporcionar um trânsito mais dinâmico, fluido e seguro, procurando minimizar, de forma simples, problemas que causam grandes impactos à vida.

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ISSN 2764-2135