DESENVOLVIMENTO DE OFICINA DE ROBÓTICA PARA CRIANÇAS E JOVENS

Tainã Ellwanger Tavares, Matheus Gonçalves dos Santos, Mateus Faleiro da Cunha, Micaéle Gomes Rodrigues, Gustavo Baumgarten Seelig, Wolmar Alipio Severo Filho, Leonel Pablo Carvalho Tedesco, Marcia Kniphoff da Cruz, Adriano José Bombardieri

Resumo


O Projeto Unisc Inclusão Digital (Projeto UID) vem ofertando, anualmente, lives e oficinas gratuitas elaboradas para atender as demandas do público de todas as idades, para isso, atua sobre quatro eixos principais: Conhecimento, Comunicação, Inovação e Profissionalização. O Projeto começou a oferecer oficinas remotas em razão da pandemia de 2020. No entanto, seguindo todas as recomendações de saúde, em 2022 o Projeto UID passou a trabalhar de forma híbrida, ofertando diversas oficinas presenciais, ao longo do primeiro semestre, e com planos para incluir também oficinas remotas no segundo semestre. Apesar do contato e espaço para debate possibilitados pelo atendimento presencial, as oficinas remotas permitem maior flexibilidade de horários, permitindo que os participantes acompanhem em ritmo próprio, disponibilidade dos materiais didáticos e gravação das aulas, para revisar sempre que desejar, além de expandir o alcance do Projeto possibilitando que pessoas de outras localidades ingressem e acompanhem as aulas. Entre as oficinas em planejamento para o segundo semestre está a oficina de robótica que, baseado em experiência dos anos anteriores, possui grande aceitação e procura, principalmente pelo público jovem. A oficina de robótica será desenvolvida de forma remota, através de aulas gravadas com duração de cerca de 10 minutos, tendo como público alvo, porém sem restrição, alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio. Com o objetivo de trabalhar fundamentos de robótica, através de abordagens variadas, a oficina pretende se desenvolver em ritmo crescente, iniciando com a história e o surgimento da robótica e abordando, inclusive, fundamentos de programação, utilizando para isso o Scratch como ferramenta introdutória. Haverá também, entre os temas em planejamento, uma abordagem voltada para a robótica e o mercado de trabalho, com considerações e comentários referentes ao cenário atual, com previsões para o futuro, visando o interesse do público do Ensino Médio. A metodologia da oficina consistirá na disponibilização de 10 aulas, 5 com enfoque no Ensino Fundamental e 5 para o público do Ensino Médio, disponibilizadas, juntamente com os materiais didáticos e atividades desenvolvidas, através do site do Projeto. A oficina se relaciona com os eixos norteadores do projeto: ao visar a busca pelo conhecimento, se propondo a permanecer online, com materiais acessíveis, mesmo após o encerramento da oficina; utilizando recursos como vídeo e slides a fim de fortalecer a comunicação; promover a inovação ao propor, pela primeira vez no projeto, uma oficina de robótica voltada tanto para ensino fundamental quanto para ensino médio; estimular a profissionalização, abordando conteúdos introdutórios e servindo de base para quem deseja ingressar na área da robótica.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2764-2135