PROPOSTA DE UM SISTEMA DE ACOPLAMENTO DIANTEIRO PARA UM VEÍCULO OFF-ROAD DO TIPO BAJA 4WD

Felipe Ferreira Faleiro, Arthur Frantz Machado, Felipe Crema Moro, Pedro Henrique Morsch Fagundes, Pedro Arthur Rossa da Silva, Fernando Sansone de Carvalho, Flávio Thier

Resumo


A Equipe Baja de Galpão – UNISC participa anualmente das competições promovidas pela SAE BRASIL (Society of Automotive Engineers) representando a Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC no programa estudantil Baja SAE. A equipe é responsável por gerenciar, projetar, construir e validar um protótipo de veículo off-road do tipo baja e para poder competir tanto em competições nacionais quanto internacionais é necessário estar de acordo com os requisitos mínimos determinados pelos regulamentos RATBSB (Regulamento Administrativo e Técnico Baja SAE Brasil) e Collegiate Design Series Baja SAE ® Rules. A partir de 2023 será exigido pela organizadora da competição internacional Collegiate Design Series (CDS), que todos os protótipos possuam um sistema de tração integral ou selecionável nas quatro rodas para competir, desse modo, a SAE Brasil passa a estimular de forma ainda que opcional, que as equipes empreguem o sistema em seus protótipos já para as competições em território nacional, beneficiando-as com 100 pontos extras. Tendo em vista que o protótipo atual possui um sistema de tração traseira e havendo a necessidade de atender às novas exigências, o trabalho consiste em desenvolver um estudo e projeto de uma proposta de sistema que permita um acoplamento e desacoplamento eficaz do diferencial dianteiro do protótipo BG22.1 da Equipe Baja de Galpão – UNISC. A solução proposta apresentou-se conceitualmente apropriada para a aplicação, na qual buscou-se a possibilidade de um acionamento mecânico, livre de conexões elétricas, leve, compacto e de fácil manutenção e interação com o piloto, interação essa feita por um cabo metálico com manípulo de duplo estágio, fixo ao painel ou região do cockpit de fácil acesso e de forma que possibilite o acionamento pelo piloto em posição normal de operação. O sistema de acoplamento é construído em aço carbono devido a necessidade de resistência mecânica, também conta com uma proteção superficial em tinta eletrostática onde não há interação entre os componentes, com a finalidade de proteger a área contra a corrosão e a eventual exposição a lama, além de graxa de alta aderência em pontos de contato para redução do atrito e consequentemente evitando o desgaste prematuro. Para tanto, foi utilizado para execução do projeto boas práticas de engenharia na intenção de manter a leveza do conjunto além do emprego de fixações móveis permitindo a fácil manutenção, tendo como resultado o uso do sistema proposto conceituado como melhor alternativa imediata, satisfazendo todas as premissas mencionadas.Palavras-chave: Baja SAE. 4x4. 4WD. Acoplamento.

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ISSN 2764-2135