ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA NA SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DE CIMENTO PORTLAND POR METACAULIM PARA APLICAÇÃO EM PEÇAS PRÉ-MOLDADAS DESTINADAS AO USO EM CALÇADAS

Marco Antonio Pozzobon, Wagner Busatto Cembrani

Resumo


Metacaulim é um aditivo mineral largamente utilizado no mundo, em obras de infraestrutura e grande porte, como portos, ferrovias, barragens e polos industriais, que requerem durabilidade elevada contra agentes agressivos. Ele também proporciona aumento da resistência mecânica à compressão e abrasão, proteção contra agentes químicos diversos, alta impermeabilidade e melhora estética da superfície do concreto. A aplicação é feita através da sua substituição percentual sobre o cimento, ou seja, se empregar 7% de metacaulim, o volume do cimento deverá ser reduzido em 7%. A Metacaulim do Brasil, Fabricante do aditivo no País, recomenda o uso em teores de 5% a 15%. Esta pesquisa é focada em traços de concreto com adições de metacaulim, tendo como objeto a sua aplicação através de placas pré-moldadas encaixáveis, chamadas de peça-modelo. Foram desenvolvidos quatros traços de concreto, sendo três com substituição parcial de cimento Portland por metacaulim, em porcentagens na ordem de 4%, 7% e 10%, e um traço referencial (sem metacaulim). A classe de resistência escolhida foi a C25 (mínimo de 25 MPa de resistência à compressão axial aos 28 dias). Os concretos também contam com outros aditivos: microfibra, macrofibra de polipropileno e superplastificante. O cimento utilizado foi o CPII-F-40, a brita é basáltica de granulometria 0, e as areias (média) são tipo natural e industrializada. De cada concretagem, eram moldados diversos corpos de prova cilíndricos para serem objetos de ensaios. Os dois ensaios - realizados para todas os traços - foram: Tração à compressão diametral (ABNT NBR 7211:2011), 28 dias após cada concretagem; Resistência à compressão axial (ABNT NBR 5739:2015), 1, 7 e 28 dias após as concretagens. Aos 28 dias, todos os traços ultrapassaram 25 MPa para resistência a compressão, com valores na faixa de 27 e 30 MPa, aproximadamente. Enquanto a ensaio de tração, os quatro traços tiveram resultados admissíveis. Com os valores de resistência à compressão, foi calculada a viabilidade econômica dos quatro traços, relacionando a resistência adquirida com o custo de produção. O traço 0%, sem metacaulim, teve o melhor retorno financeiro.Este trabalho foi desenvolvido dentro do campo da engenharia de materiais, especificamente sobre a qualidade do concreto e a possível aplicação de aditivos, para que em conjunto, consigam atingir o desempenho desejado dos produtos que serão apresentados.
Palavras-chave: metacaulim; concreto pré-moldado; calçada; métodos; resultados.

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ISSN 2764-2135