IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS E FERRAMENTAS DE GESTÃO DA MANUTENÇÃO PARA UM VEÍCULO OFF-ROAD TIPO BAJA.

Felipe Crema Moro, Arthur Frantz Machado, Felipe Ferreira Faleiro, Pedro Henrique Morsch Fagundes, Pedro Arthur Rossa da Silva, Fernando Sansone de Carvalho, Flávio Thier

Resumo


O protótipo off-road que a equipe desenvolve faz parte de um programa desenvolvido pela Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade (SAE – Society of Automotive Engineers), o qual é um órgão mundial de cientistas, engenheiros e profissionais que fomenta o conhecimento sobre veículos e sistemas automotores em benefício da sociedade. Um dos programas que a SAE oferece, é o Baja SAE, modalidade na qual a equipe Baja de Galpão – UNISC se encaixa. O programa foi criado no ano de 1976 nos Estados Unidos, e chegou ao Brasil em 1994, recebendo o nome de BAJA SAE BRASIL, o qual além de proporcionar a oportunidade para os acadêmicos desenvolverem um veículo off-road que siga as regras impostas pelo Regulamento Administrativo e Técnico Baja SAE BRASIL (RATBSB), também realiza competições de âmbito nacional que englobam equipes de todo o Brasil, e de âmbito regional, nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. O projeto existe na UNISC desde 2006, onde alunos em conjunto com os professores e coordenadores responsáveis, construíram seis protótipos até o momento. Durante a competição, diversas competências do carro e do projeto são avaliadas através de diferentes provas e critérios. Na prova de projeto, os juízes avaliam os seis subsistemas presentes no carro, os quais são: powertrain, design e ergonomia, elétrica, suspensão e direção, freios e cálculo e validação estrutural. Já o desempenho dinâmico do carro é avaliado em provas de manobrabilidade, suspensão e enduro, esse último tem duração de quatro horas, sendo essa prova a que expõe o carro a condições extremas na maior parte do tempo. A equipe já possui manuais de manutenção e IT’s (instruções de trabalho) que instruem à realização de manutenções no carro. Porém muitas estão obsoletas em função do aprimoramento dos subsistemas e construção de um novo protótipo. A falta de uma metodologia com um passo a passo para a realização do serviço, como a criação de ordens de serviço de manutenção, histórico, custos e materiais utilizados, elaboração de um planejamento de manutenção preventiva e preditiva, assim como a definição de indicadores de controle para saber se a manutenção foi feita corretamente, é notória. A manutenção adequada de qualquer sistema ou componente do veículo é importante visto que o seu desempenho e funcionamento nas competições em que a equipe participa é fundamental. Já ocorreram situações em competições onde o veículo apresentou algum defeito ou quebra, ocasionando a perda de minutos preciosos pela falta de conhecimento básico de manutenção e do funcionamento de determinado subsistema do carro por parte do mecânico de pista e do piloto. Para o desenvolvimento do trabalho, incialmente foi feita uma análise dos planos de manutenção atuais do protótipo, seguido de uma análise dos principais problemas ocorridos pela falta de manutenção ou falta do controle entre manutenções. Após isso, são elaboradas ordens de serviço com o intuito de registrar a manutenção executada no veículo, assim como uma tabela de torque para os fixadores, garantindo o aperto correto de todos os componentes do carro. Aliado aos itens anteriores, um planejamento de manutenção preventiva e preditiva é criado também, a fim de periodizar determinados serviços conforma sua necessidade ou ocasião. Palavras-chave: Baja SAE. Manutenção. Plano de Manutenção. Instrução de Trabalho. Gestão da Manutenção.

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ISSN 2764-2135