ENSAIO SOBRE O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA SUSTENTÁVEL NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO SUL

Melanie Theisen Custódio, Pâmela Batista Peixoto, Camilo Darsie de Souza

Resumo


Introdução: O Programa Saúde na Escola (PSE), que foi estabelecido em 2007, é uma colaboração entre os Ministérios da Saúde e da Educação. Nele está previsto o desenvolvimento de ações educacionais voltadas para comunidades escolares, através da associação com as redes de saúde. A implementação do PSE prevê uma integração aos serviços da Atenção Básica através das Estratégias de Saúde da Família, sendo responsabilidade dos gestores de educação e saúde a articulação e consumação do projeto. Nessa perspectiva, a educação e a responsabilidade ambiental, assim como o impacto da saúde ambiental nas comunidades, podem ser fortalecidas junto às populações, através da problematização e debates temáticos, visando a construção de sujeitos críticos sobre as ações humanas nos ecossistemas. Objetivos: Este trabalho tem por objetivo relacionar, teoricamente, a prática do PSE em uma Estratégia de Saúde da Família (ESF), no município de Santa Cruz do Sul, que foi projetada para ser uma ESF sustentável. Com  isso, incorpora-se conceitos de saúde e ambientalismo, já que a educação ambiental em saúde é um tema pouco abordado. O escopo do estudo é promover o interesse de profissionais da saúde e da educação à apropriarem-se de saberes ambientais e vinculá-los com sua realidade, para que se possibilite a construção de sujeitos críticos, em relação ao tema da sustentabilidade, dentro da comunidade em que estão inseridos. Metodologia: O estudo utilizou de pesquisa bibliográfica para uma revisão de literatura sobre temas que abordassem as diretrizes do Programa Saúde na Escola, os princípios e fundamentos da Atenção Básica e conceitos sobre educação ambiental. Diversas fontes de materiais foram utilizadas, como legislações, livros e dissertações, com o objetivo de trazer uma visão intersetorial do assunto abordado. Principais Resultados: Apesar do PSE propor a intervenção da área da saúde na formação dos estudantes e nas contribuições destes em suas famílias, as intervenções ainda se limitam à prática de promoção, prevenção e autocuidado na saúde, sem edificar a aprendizagem ao conhecimento ampliado sobre as relações entre políticas de saúde, o controle social e o exercício da cidadania. Desse modo, Estratégias de Saúde da Família com um modelo sustentável podem ser instrumentos inovadores, pensados a partir da articulação com a comunidade escolar e ligados aos princípios ambientais. O PSE serve como modelo a ser seguido na busca de aprendizagens e visões socioculturais integrativas, por meio de modelos adaptados à realidade das comunidades e que busquem agregar melhorias na qualidade de vida do corpo social. A implementação do PSE em uma ESF sustentável mostra valioso potencial educativo. Conclusões do trabalho: Sendo assim, pode-se concluir que o PSE possui extrema importância na criação e no fortalecimento dos laços entre escolas e serviços de saúde públicos. Sua implementação agrega novos saberes na formação integral de estudantes da educação básica, associando conhecimentos socioculturais à Saúde. Além do mais, é notória a relevância que uma ESF sustentável exerce sobre a qualidade de vida de uma comunidade, intervindo de forma integradora e educadora.

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ISSN 2764-2135