AS VIVÊNCIAS ACADÊMICAS DO CURSO DE PSICOLOGIA NA VIDA DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO

Paloma Vitória Dettenborn, Angela Alenice Rothmund

Resumo


A produção desta pesquisa teve por objetivo, elencar discussões a respeito das vivências acadêmicas do curso de Psicologia e suas repercussões na vida de seus estudantes, sendo estas pessoais, sociais ou de cunho profissional. Este trabalho retrata a finalização de uma pesquisa acadêmica de caráter qualitativo, realizada para a produção de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Para coleta de dados, foram realizadas entrevistas semi estruturadas de caráter narrativo com quatro perguntas norteadoras; e para sua análise, o método empregado por Minayo (2012) que objetiva classificar e formular categorias que agrupam temáticas semelhantes, e discuti-las a partir de referenciais teóricos. Foram entrevistados sete participantes voluntários, todos alunos do Curso de Psicologia de uma instituição de ensino superior comunitária do interior do Estado do Rio Grande do Sul. Era critério para sua participação, ser maior de 18 anos e estar matriculado entre o 8º e o 12º da graduação de Psicologia da Universidade estudada. Os alunos participantes foram selecionados a partir do método Bola de Neve, onde o primeiro foi indicado pela pesquisadora pois atingia os critérios elencados e os próximos indicados pelos próprios participantes. Todas as entrevistas foram realizadas somente após a autorização dos participantes mediante assinatura do TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido). Ao final da análise dos dados obtidos, foi constatada a partir da fala de todos os entrevistados, mudanças perceptíveis na vida dos acadêmicos de Psicologia, proporcionadas pelos conhecimentos e vivências adquiridas durante seu processo de graduação, como modificações na forma de pensar e agir nos contextos social e pessoal, assim como, amplitude de pensamento e amadurecimento de ideias proporcionadas pelas vivências acadêmicas. Também foram relatos recorrentes entre os participantes, a vivência do estágio como primeira prática psicológica, propulsionadora de crescimento e relação entre teoria e prática. Como também, o quanto estes são convidados a pensar e participar mais ativamente da sociedade e de suas construções sociais. Assim, sendo influenciados ativamente pelas vivências acadêmicas em que são participantes. Desta forma, percebe-se como necessário o seguimento de produções como esta, que pretendem entender a potência do curso de Psicologia para a formação de novos profissionais. Uma vez que, os resultados obtidos, contribuem para as instituições de ensino superior, pois apontam a importância deste curso na vida dos estudantes e como as vivências acadêmicas de uma graduação movimentam e perpassam toda a vida destas pessoas, (incluindo formas de pensar e agir). Assim tornando-se uma alternativa acadêmica para que o processo de graduação possa ser sempre repensado, a partir das vivências dos alunos.
MIRAYO. 2012, DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000300007.

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ISSN 2764-2135