EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO CURRICULAR EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES.

Ana Amélia Hermann, Amanda Caroline de Bastos, Moacir Fernando Viegas

Resumo


O presente resumo trata da realização das atividades práticas e teóricas no estágio curricular em espaços não escolares da Disciplina de Docência III no período do segundo semestre de 2021, por acadêmicas do curso de Pedagogia.

As ações da prática foram desenvolvidas, em sua maioria, de maneira presencial na instituição hospitalar. Alguns momentos aconteceram de forma on-line, principalmente em fase de orientação de estágio e propostas de práticas pedagógicas apresentadas à instituição. Dessa forma, nos encontramos, primeiramente, em uma reunião presencial, com a supervisora da instituição concedente do estágio para conhecermos o setor e as demandas do mesmo. 

Após esse primeiro contato com a supervisora da instituição, foi possível conhecermos melhor alguns profissionais do setor, principalmente psicólogas, que nos auxiliaram e apoiaram na construção das ideias de nossas práticas. Em seguida, realizamos as observações de estágio.

Os momentos de observação nos direcionaram para as reflexões do que poderíamos propor de ações pedagógicas para solucionar a problemática principal: redução na porcentagem de eficácia das avaliações dos treinamentos oferecidos aos funcionários da instituição. Precisávamos planejar algo que estivesse ao nosso alcance, como estagiárias, ou seja, não causando uma mudança inviável. Dentro disto, o olhar foi conduzido para a didática, sendo assim técnicas e estratégias mais adequadas e adaptando-as para a realidade cotidiana dos funcionários. 

Então, efetuamos uma formação pedagógica de forma presencial baseada na metodologia Freireana, utilizando como ponto central o diálogo e a dinâmica, em que o principal objetivo foi: fortalecimento da interação coletiva entre os capacitadores dos treinamentos e os seus funcionários e a reflexão sobre formas de aprendizagem, possibilitando aos capacitadores o reconhecimento de suas metodologias na área da pedagogia e a possibilidade de melhorá-las através das dinâmicas. Também, os objetivos específicos foram de construir um material de apoio para os capacitadores melhorarem suas formações e experienciar o papel de educadoras formadoras de adultos em um ambiente não escolar. 

Foi possível notar e enfatizar que a didática se faz presente em todos os momentos de nossa vida, até mesmo em uma roda de conversa entre “amigos”,  onde me faço entender melhor ao expressar determinada fala ao adaptá-la à realidade/contexto que está no presente momento. Ou seja, a didática não pertence apenas ao ambiente escolar, como é comum relacioná-la, mas também às situações cotidianas e aos locais de trabalho, lugares que estamos constantemente aprendendo . 

De maneira geral, obteve-se grande aproveitamento da formação aos capacitadores. Apesar de um curto período de tempo para tratar de um assunto extremamente vasto e de grande valia a ser aprofundado, a didática,  conseguimos planejar e executar uma ótima condução em nossa capacitação, recebendo um surpreendente retorno positivo dos participantes. 



Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2764-2135