OS CAMINHOS DA DIVULGAÇÃO DA FEIRA DE CIÊNCIAS - INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Guilherme Henrique da Rosa Lermen, Hélio Afonso Etges, Renata de Oliveira Paranhos da Silva, Wolmar Severo, Marcia Adriana de Oliveira, Carla Lavínia Pacheco da Rosa, Claudia Mendes Mählmann

Resumo


A Feira de Ciências – Inovação e Sustentabilidade 2022, promovida pela Universidade de Santa Cruz do Sul, busca maior aproximação entre academia e comunidade e conta com o apoio das 6ª, 24ª e 11ª Coordenadorias Regionais de Educação e Secretarias Municipais de Educação de 54 municípios localizados nessa região de abrangência. Seu objetivo é a popularização e a disseminação do conhecimento através do incentivo da criatividade e da reflexão, aliada ao desenvolvimento de projetos nas diferentes áreas do saber. Tem como público-alvo alunos e professores da educação básica e do ensino técnico de escolas públicas e privadas situadas nos vales do Rio Pardo e Jacuí Centro e do Litoral Norte. Para a execução do evento, a Coordenação Geral instaurou comissões para atender demandas específicas. Entre elas encontra-se a de Divulgação. Nela atuam professores e bolsistas com o intuito de tornar conhecidas as atividades planejadas tanto aos públicos preferenciais quanto à comunidade em geral. Para isso, são utilizadas tecnologias de comunicação social, através das quais se disseminam informações relevantes à sociedade, escolas, professores e alunos, novidades do evento, datas importantes, prazos, além de e-mails, relises e reuniões remotas. Entre essas tecnologias estão redes sociais, que permitem agilidade no contato, proporcionando uma comunicação horizontal e direta entre a Feira e as escolas. Foi criada uma página no Facebook, nomeada “feira de ciências 2022”, e um perfil no Instagram denominado “cienciasfeira2022”, que contabilizam em média 240 seguidores. Desde seu início em 6 de maio até o começo de agosto foram efetuadas 24 publicações convergidas em ambas. Entre os materiais disponibilizados nesses canais estão cards, relises, vídeos e notícias do evento. A fim de chegar às escolas, foram distribuídos relises através da mailing list da Assessoria de Marketing e Comunicação da Unisc a meios de comunicação situados em municípios das coordenadorias apoiadoras da Feira e a possível publicação em veículos impressos, portais de notícias e emissoras de rádio. Esses relises, ao lado de contatos com rádios, resultaram em 6 entrevistas, somando mais de 60 minutos de divulgação da Feira de Ciências. Também proporcionaram espaços em 4 portais de notícias e 3 jornais impressos. De igual modo, foram buscados os e-mails de todas as escolas públicas e privadas, localizadas nos 54 municípios de abrangência do evento, pelos quais encaminharam-se ofícios às direções e professores para convidá-los a participar da Feira. Ainda, houve reuniões remotas com a mesma finalidade. Uma delas foi com convidados das coordenadorias regionais e a outra com orientadores pedagógicos de escolas municipais de Venâncio Aires. Outrossim, foram ofertadas oficinas como um momento pré-feira de ciências para trazer alunos e professores de escolas até a Unisc e estimular a curiosidade em torno de várias áreas do conhecimento. Além dessas formas de divulgação, no Portal da Unisc encontra-se um ícone Eventos e nele está o link de acesso ao site da Feira de Ciências, onde constam informações como cronograma, regulamento, inscrições para os cursos, bem como, submissão dos projetos. Através desses caminhos, a comissão de Divulgação promoveu o contato com o público preferencial da Feira e com a comunidade para disseminar a ciência e estimular vocações científicas e tecnológicas em jovens estudantes, nos níveis fundamental e médio de escolas públicas e privadas.

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ISSN 2764-2135