INDÚSTRIA 4.0 E EDUCAÇÃO CORPORATIVA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA E ANÁLISE DE REDES

Danielli Cossul, Marcus Vinícius Castro Wiczack

Resumo


A Indústria 4.0 trata-se de um advento do avançado desenvolvimento de tecnologias, as quais estão sendo aderidas cada vez pelas empresas, provocando mudanças nas formas como o fazer ocorre nesses ambientes. A Educação Corporativa (EC) surgiu entre as décadas de 1950 e 1970 nos Estados Unidos, a partir do aparecimento das primeiras tecnologias de informática e comunicação na realidade empresarial, o que implicou na necessária adequação laboral, tendo como principais autoras Jeanne Meister e Marisa Eboli. Pesquisadores indicam incipiência de estudos sobre gestão de pessoas e recursos humanos atrelados a essa nova realidade e com isso em vista, o seguinte problema de pesquisa foi definido: como a produção científica indexada demonstra a relação entre Indústria 4.0 e Educação Corporativa (EC) e seu desenvolvimento nos últimos 10 anos? O objetivo geral foi contextualizar a formação profissional qualificada para a Indústria 4.0 e os objetivos específicos foram: i) identificar as skills exigidas pela Indústria 4.0; e ii) identificar estratégias para (re)qualificação de profissionais no âmbito da EC. Para alcançá-los, uma Revisão Sistemática da Literatura, baseada no protocolo PRISMA, e uma Análise de Redes suportada pelo software SciMAT foram realizadas. Somente artigos de pesquisa publicados durante o período 2011-2022 na área de conhecimento Psicologia, redigidos em português, inglês e espanhol foram incluídos. O banco de dados analisado comportou 49 documentos e 68 palavras-chave. Os resultados foram representados graficamente a partir de duas redes compostas pelas principais correlações estabelecidas no campo em estudo. Identificou-se 16 principais skills exigidas por ambientes altamente tecnológicos, dentre as quais, destacam-se a colaboração com robôs, o pensamento digital, a adaptabilidade frente às mudanças e a criatividade. O novo perfil de trabalho comporta habilidades técnicas, baseadas no pensamento digital e tecnológico, e habilidades comportamentais, que se relacionam com a personalidade do colaborador. Os temas prontidão para o trabalho e habilidades incompatíveis com a era digital são discutidas em profundidade. Estratégias para (re)qualificação de profissionais são apresentadas, as quais, baseiam-se no uso de plataformas digitais e realidade virtual aumentada, de modo que o profissional possa desenvolver compreensão acerca da infraestrutura digital utilizada pela empresa e aptidões necessárias para o seu manejo. Em termos pedagógicos, identificou-se que métodos antigos dão espaço para novas abordagens centradas no aluno-ativo, que faz uso de espaços digitais para aprender e viver os avanços da Indústria 4.0. O papel do educador corporativo é designado enquanto facilitador do processo de aprendizagem, mas de forma incipiente. Conclui-se que a partir deste estudo foi possível compreender as principais implicações da migração tecnológica relacionadas aos fatores humanos e a Educação Corporativa.

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ISSN 2764-2135