IMPORTÂNCIA DAS BOLSAS UNIVERSITÁRIAS

Ana Carolina Ripplinger, Rosângela Gabriel

Resumo


O curso de Letras é conhecido por sua área de atuação na licenciatura dentro das linguagens e suas tecnologias. Entretanto, as opções para atuação profissional são mais variadas do que se imagina. O mercado editorial é uma alternativa que está em alta e que possui grandes oportunidades de crescimento, tanto no Brasil como no exterior. Ciente disso, a Universidade XXXXX possui um programa de bolsas para estudantes da graduação  atuarem no setor editorial das revistas de sua instituição. No ano de 2022, foi dado continuidade no processo de seleção de bolsistas para a revista XXXXX,  do Curso e do Programa de Pós-Graduação em XXXXX, em que autores do mundo inteiro podem submeter seus trabalhos de acordo com o tema de cada edição. Durante o ano, há a publicação de três números, com abordagens e organizadores diferentes, dentro de um mesmo volume.  O estudante bolsista participa de todo o processo, desde a submissão, a filtragem dos textos até a publicação. O sistema utilizado durante o processo editorial é o OJS/PKP, o qual permite melhor organização e fluxo de trabalho durante o desenvolvimento do novo número. No primeiro semestre, houve a publicação de dois periódicos, em que a bolsista  participou dos processos de análise das submissões, verificando quais estão de acordo com as exigências básicas da revista e passando-os pelo verificador de similaridades,  encaminhando os textos para avaliação, passando pela etapa de contato com os avaliadores convidados, encaminhando o resultado dos pareceres para os autores e, por fim, adequando os textos ao padrão de formatação da revista. Para esse último processo, é necessário um olho atento aos pequenos detalhes e um conhecimento mais avançado das ferramentas de edição de texto. Além disso, exige-se que o discente estude as normas da ABNT e da APA para que consiga analisar possíveis erros técnicos durante a formatação final do texto. Pode-se notar que essas bolsas são de extrema importância para a formação do discente,   não só como uma oportunidade de novas experiências além da sala de aula, mas também para aprofundar e conhecer outros aspectos das suas áreas de estudo. Por exemplo, os dois números publicados no ano vigente: um voltado à área da linguística, como o ensino e aprendizagem da segunda língua (relação entre L1 e L2), os desafios de aprendizagem para surdos, metodologias de alfabetização, psicolinguística, entre outros temas; e um número todo dedicado  aos diálogos transdisciplinares entre a música e a literatura. Projetos como esse ajudam graduandos a encontrarem novos caminhos colaborando tanto para sua formação enquanto estudante quanto para com sua jornada profissional.



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ISSN 2764-2135