O ABANDONO ESCOLAR NA EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA-PILOTO DO NOVO ENSINO MÉDIO EM SANTA CRUZ DO SUL

Roberta Ferreira Araújo, Ana Carolina da Silva Pereira, João Henrique Orique de Medeiros, Júlia Marini Signori, Éder da Silva Silveira

Resumo


O objetivo deste trabalho é compreender o que narram os(as) jovens alunos(as) de uma escola-piloto do Novo Ensino Médio, na rede pública estadual de ensino no estado do Rio Grande do Sul, sobre o abandono escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo principal instrumento de produção de dados foi um questionário impresso no qual constavam três questões específicas sobre o abandono escolar no Ensino Médio, suas razões e sua possível relação com o Novo Ensino Médio (Lei 13.415/2017). Os procedimentos éticos incluíram a apresentação e discussão do instrumento de pesquisa em reunião ocorrida na escola juntamente com a direção e membros do grupo de pesquisa. Foi realizado um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido que foi lido e assinado entre as partes. Neste documento foi mantido o anonimato dos sujeitos e da instituição. Considerando o número total de alunos matriculados, 90 questionários foram impressos, porém, no momento de sua aplicação, apenas 49 foram respondidos, tendo em vista os estudantes infrequentes. Além da análise do questionário respondido também se realizou um grupo focal onde a temática foi discutida com 5 jovens participantes que manifestaram desejo de participar deste procedimento. As respostas do questionário foram digitadas em um instrumento de análise construído no Excel. Os resultados indicam que 80% dos jovens entrevistados disseram não ter abandonado a escola, enquanto 16% manifestaram já ter feito isso. Os mesmos indicaram que uma das principais razões que motivaram a sua desistência foi por não conseguirem conciliar os estudos com o trabalho, além de motivos pessoais ou dificuldades encontradas nas aulas online durante o período da pandemia. Um total de 28,6% dos jovens respondeu que já considerou parar de estudar devido ao Novo Ensino Médio. Neste grupo de respostas uma pessoa manifestação o desejo de mudança para uma escola particular por considerar que na pública não se estuda o que realmente é preciso. Na discussão realizada com o grupo focal, os(as) alunos(as) evidenciaram que muitos de seus colegas deixaram de comparecer às aulas devido ao trabalho e outras dificuldades pessoais e sociais. A necessidade de ajudar no orçamento da família e a gravidez na adolescência foram citados neste momento. Destaca-se nessa pesquisa que o Novo Ensino Médio não é uma das principais causas do abandono escolar na referida escola, ainda que 28,6% dos participantes tenha apontado a reforma curricular como um possível motivo para a desistência dos estudos.



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ISSN 2764-2135