TRABALHO-EDUCAÇÃO EM CONTEXTOS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Cheron Zanini Moretti, Everton Luiz Simon, Hosana Hoelz Ploia, Eduarda Baumann

Resumo


O presente resumo tem como objetivo principal identificar pesquisas que versam sobre a relação entre trabalho-educação em contextos de privação de liberdade. Para tanto, recorreu-se à técnica da revisão bibliográfica que é utilizada para, principalmente, obter um mapa teórico conceitual e metodológico da produção científica sobre uma determinada temática. Dessa forma, foi realizada uma revisão, ainda em continuidade, com o intuito de contribuir na pesquisa “Educação, trabalho e alimentação: saberes, práticas e políticas em espaços não escolares”. Foram identificadas dissertações e teses na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Para esse levantamento, foram utilizadas 05 combinações, entre palavras-chave e o operador booleano “AND”, sendo eles: Trabalho; Educação; Prisões; Educação não formal; e Privação de liberdade.  Após as buscas, os dados foram registrados  em uma Planilha no Excel, para posterior cruzamento e análise das informações. Até o momento foram localizados 72 trabalhos nos repositórios. Desse contingente, foram identificadas  50 dissertações e 22 teses, publicadas entre os anos de 2006 a 2022. As  pesquisas se distribuem nas regiões: Sudeste (28), Sul (25), Nordeste (11), Centro-Oeste (7) e Norte (1). Nestas regiões, às universidades que têm se dedicado às pesquisas sobre a temática são: UFMG (5), USP (5), UFPB (5), UFRGS (5), UFMS (3), UERJ (3), UFPR (3) e PUC-RS (3). Dos 72 de trabalhos localizados nesse levantamento, a área de concentração que se destaca é a Educação (45), seguida das Ciências Sociais (6). A análise dos registros permitiu identificar que na área da Educação, as pesquisas versam sobre diversas enfoques temáticos como: atuação/perfil docente; políticas educacionais; educação humanizadora/emancipadora; educação profissionalizante e superior; alfabetização; educação de pessoas jovens e adultas; ressocialização e trabalho. No que se refere à relação trabalho-educação, localizou-se (4) trabalhos dos quais: (2) teses e (2) dissertações. Estas pesquisas privilegiaram compreender os processos de ressocialização, reinserção social e os sentidos do trabalho de/para os sujeitos em privação de liberdade na vida pós-cárcere. Consideramos relevante mencionar que, ao não identificarmos produção científica sobre a temática, em nível de stricto sensu, na Universidade de Santa Cruz do Sul nas fontes de pesquisa, recorremos ao repositório institucional. Assim, localizamos (1) dissertação vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, que buscou compreender o perfil dos encarcerados do Presídio Regional de Santa Cruz do Sul. Neste sentido, através do mapeamento de produção científica, teses e dissertações, identificamos lacunas que versam sobre a temática tanto na região quanto no estado, principalmente, as vinculadas à temática trabalho-educação enquanto possibilidade de reinserção social do/da pessoa que esteve em privação de liberdade.

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ISSN 2764-2135