SISTEMATIZAÇÃO DOS INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS DA ESCOLA FAMÍLIA DE VALE DO SOL NO CONTEXTO DE PANDEMIA DE COVID-19

Cheron Zanini Moretti, Everton Luiz Simon, Eduarda Baumann, Luiza Schroeder da Silva, Águeta Pozzebon

Resumo


O presente estudo é resultado parcial do projeto de pesquisa Educação, Trabalho e Emancipação: experiências pedagógicas das Escolas Famílias Agrícolas do Vale do Rio Pardo e  tem como objetivo sistematizar e compreender os Instrumentos Pedagógicos (IP’s) da Escola Família Agrícola de Vale do Sol (EFASOL) na perspectiva dos/as estudantes, no período de Pandemia de Covid-19. A EFASOL localiza-se no município de Vale do Sol, trabalha com Ensino Médio e Técnico em Agricultura, etapa de ensino profissionalizante, desde 2014, ainda que tenha iniciado sua história em 2012 por agricultores/as familiares, pessoas e instituições parceiras que estavam preocupadas com o futuro e vínculo da juventude do/no meio rural. A EFASOL tem como metodologia de ensino a Pedagogia de Alternância (PA), proporcionando que os/as jovens intercalem seu tempo de aprendizado entre a Unidade de Produção Familiar (UPF) e escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que coletamos os dados, a partir da observação participante e da sistematização de experiência, em particular de 11 Instrumentos Pedagógicos (IPs): Seminário de Aplicação, Envio Sessão Familiar, Área Experimental Produtiva, Plano de Estudos, Caderno de Acompanhamento da Alternância, Projeto Profissional do/a Jovem, Plano de Formação, Avaliação, Colocação em Comum, Colaborações Externas e Tutoria. Dentre todos, destaca-se o Plano de Estudos, uma vez que permite que o/a jovem encaminhe diferentes temáticas para casa, realize estudo sobre elas, e retorne à sessão escolar com pesquisas, entrevistas e diagnósticos realizados na Unidade de Produção Familiar, comunidade e/ou município. No período de pandemia, parte das atividades foram desenvolvidas de forma remota, construindo saberes mediados por plataformas digitais, online e analisados pelos/as educadores/as. Nesse contexto, o Projeto Profissional do Jovem (PPJ) de ser adaptado às novas tecnologias. Contudo, o acesso à internet e a equipamentos não fazia parte da realidade de alguns/algumas jovens, mobilizando a escola para disponibilizá-las. Por meio de tecnologias digitais, os/as jovens tiveram que se adaptar para realizar as pesquisas e estudos, organizando seu tempo na propriedade para intercalar suas demandas escolares e de trabalho. Embora a Tutoria exija um diálogo e acompanhamento próximo, na pandemia este princípio não se perdeu, pois também de forma online, os/as tutores/as estiveram sempre disponibilizando seu tempo para os diálogos relacionados ao desempenho escolar, bem como assuntos pessoais dos/as jovens. Em uma análise geral, os Instrumentos Pedagógicos (IP’s), mesmo com várias limitações e adaptações para acompanhar o contexto vivenciado, não tiveram sua metodologia de ensino alterada, assim mantendo sua qualidade na formação e evolução dos/as jovens. Isto significa que todos os Instrumentos Pedagógicos (IP’s) são importantes, pois sem eles, dificultaria o aprendizado e realização da Pedagogia de Alternância (PA). Além disso, o apoio dos/as educadores/as e das famílias foram essenciais para os/as jovens entenderem e desenvolverem-se na sua realidade.

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ISSN 2764-2135