REFLEXÃO E AÇÃO: A EDUCAÇÃO COMO FORMA DE CONEXÃO ENTRE PESQUISADORES/AS

Lucas Gomes Ribeiro, Sandra Barzallo, Cheron Zanini Moretti, Camilo Darsie de Souza

Resumo


De modo que o escopo fosse centrado na Educação como objeto de estudo e análise, durante os dois primeiros quadrimestres do ano de 2022, foram publicadas duas edições da Revista Reflexão e Ação do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), totalizando 32 artigos de diferentes regionalidades autorais e realidades educacionais. A Reflexão e Ação acompanha o movimento de desenvolvimento da pós-graduação em educação no Brasil, ampliando o campo temático, a fim de contemplar os diferentes pontos de vistas de educadores/as e educandos/as, suas realidades e interesses investigativos. Nosso periódico atende aos critérios de avaliação da Área 38 da Capes. Além disso, está associada ao Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE) da Associação Nacional de Pós-Graduação e de Pesquisa em Educação (ANPEd).. Para tanto, nos últimos 4 anos vimos tomando decisões e realizando melhorias no fluxo de editoria para atender a diferentes critérios, mas também agilizar o processo de divulgação da ciência com maior qualidade pelo Open Journal Systems (OJS). Por meio de incentivos digitais e de submissão de manuscritos, a revista objetiva, progressivamente, priorizar artigos de origem externa ao estado de localização do periódico, Rio Grande do Sul. Ao analisar os 73 autores/as vinculados/as às publicações de 2022, percebe-se uma redução gradual de autores/as rio-grandenses da primeira edição, ou seja, de 24,3% (n=9), para a segunda edição, de 16,7% (n=6), do referido ano. Outrossim, foi notada a presença de mais estados na última edição que na anterior, abrangendo estados como Rio de Janeiro, Acre, Goiás e, ainda, externo ao Brasil, Chile. Quando se observa a lista de avaliadores/as ad hoc, correspondente ao mesmo período, 59,65% (n=34) da nominata está vinculada às Instituições de Ensino Superior sediadas em diferentes estados da federação, excetuando o Rio Grande do Sul. Logo, o objetivo direcionado à expansão de estados presentes nas edições publicadas pela Revista atende aos critérios estabelecidos pela Área 38 na CAPES. A diversidade regional e institucional é relevante para a divulgação científica e a apropriação social do conhecimento científico produzido na Educação. Apesar de melhorias realizadas, a Reflexão e Ação deverá criar estratégias para internacionalização nesses três quesitos: autores/as, IES e avaliadores/as estrangeiros/as, além da versão dos artigos em outros idiomas para a conexão entre pesquisadores/as da/na Educação.


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ISSN 2764-2135