INTERNACIONALIZAÇÃO ESTRATÉGICA DA UNISC
Resumo
O Projeto Estratégico de Internacionalização da UNISC é uma iniciativa da Diretoria Pesquisa/Reitoria da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) para fortalecer as medidas de internacionalização e promover mais arranjos institucionais.
Com um caráter contínuo, o foco na avaliação, organização e difusão das informações institucionais relativas à internacionalização, a criação de metas, indicadores de avaliação, diagnóstico e da (re)elaboração e execução de programas e ações, assim como a proposição de sua mensuração e avaliação, garantindo a efetividade quantitativa e qualitativa da internacionalização da Universidade. Por se tratar de um projeto com enfoque interno, as instituições parceiras correspondem às instituições de ensino superior, pesquisa e inovação com as quais a UNISC mantém convênio de cooperação ativo.
As principais metodologias utilizadas no projeto são as nove fases do "Ciclo de Internacionalização" da autora Jane Knight: Conscientização, Comprometimento, Planejamento, Operacionalização, Implementação, Revisão, Aprimoramento e Eficácia da Integração. Com objetivo, promover uma cultura integrada de internacionalização, por meio de medidas e diretrizes estratégicas, o projeto se desenvolve controlando os desafios como os da era da pandemia do COVID-19. Onde trouxe muitos desafios, mas também oportunidades para ambientes virtuais, como a troca do mundo virtual, viabilizando intercâmbio virtual, aulas com professores estrangeiros e cooperação internacional entre professores e estudantes internacionais.
O objetivo básico está em desenvolver um diagnóstico da internacionalização, com a pesquisa e educação institucional, definindo indicadores e metas para o monitoramento e avaliação da internacionalização organizacional, fortalecendo a institucionalização, criando um espaço e propondo iniciativas técnicas baseadas em acordos de cooperação, para sistematizar e propor medidas na instituição. Compreender o que é a política de internacionalização da organização, entender onde continuar ou mudar diante dos cenários globais em constante mudança, para que esse processo possa ser ainda mais fortalecido na UNISC.
As atividades desenvolvidas pelo bolseiro incluem a organização de dados e recursos correspondentes a alunos e áreas da Universidade no âmbito internacional, também atualizados as planilhas de instituições estrangeiras parceiras, agregando o levantamento das instruções do formulário QS e trazendo a execução de atividades de coleta de dados dos Grupos de Pesquisa junto ao CNPq Além disso, atentamos para o distanciamento entre alunos e projetos, analisamos os aspectos positivos e negativos em relação a adesão dos alunos, encontrando formas de aproximar os estudantes a interagir com a comunidade acadêmica.
Ainda assim, os resultados parciais são de ordem qualitativa e poderão ser percebidos a longo prazo, a Assessoria Internacional criou um Portal de Internacionalização, realizou workshops e treinamentos durante a IV Semana Internacional. Ainda, realizou diagnóstico da instituição, sobre a formação internacional de professores, oferta de pesquisa/compatibilidade de programas em universidades parceiras. Incluímos ainda, o levantamento das Publicações com foco em internacionalização na biblioteca UNISC. Juntamente da implementação da emissão de documentos em inglês e importantes fóruns com gestores acadêmicos, trazendo novas perspectivas ao projeto.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2764-2135