ADOBE FLASH PLAYER: INOVAÇÃO E LEGADOS NA ARTE DE NOVAS MÍDIAS

Rodrigo Alvarenga de Souza Ourique, Júlia Roberta Quoos Alves, Rebeca Lenize Stumm

Resumo


A desativação do software Adobe Flash Player teve impacto profundo no cenário das mídias digitais reprodutíveis e interativas na web, permitindo expor a obsolescência programada e a facilidade de esquecimento, corrompimento e inacessibilidade dos arquivos digitais. Em termos de acesso ao conhecimento, seu descontinuamento causou transtornos na distribuição de materiais educativos e alguns recursos governamentais ao redor do mundo ficaram sem suporte. Para dar visibilidade e refletir sobre este problema, as artes de novas mídias são uma alternativa pertinente levando em conta sua caracterização pelo uso de tecnologias distintas para sua produção e ressaltando de forma muitas vezes irônica a questão temporal com as possibilidades de uso de tecnologias anteriores e em desuso. O presente trabalho foi desenvolvido com objetivo de analisar os impactos da desativação do software Adobe Flash Player como suporte para web arts, mostrar as soluções encontradas por diversos grupos para contornar a falta de suporte da empresa Adobe e produzir artes de novas mídias. Foi realizado um estudo qualitativo em sites de arquivamento de mídias digitais, artigos publicados e portais de notícia com matérias relacionadas publicadas entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021. Junto ao processo de pesquisa teórica foram realizadas experimentações e obras de arte feitas com técnicas de glitch art como databending (interpretação computacional de um tipo de arquivo como sendo de outro através de ferramentas tecnológicas), edições no software Photoshop e no aplicativo GlitchLab para Android, colagens digitais utilizando imagens de acervo pessoal e encontrada em plataformas de arquivamento e uma técnica de criação de imagens a partir de escaneamento em scanner (scanography). Para a criação de um vídeo, foi feita uma gravação dentro de um ônibus e realizado um processo de databending no software Audacity e edições de sobreposição de imagens no software Movavi. Em seguida, o vídeo foi transmitido para um televisor de tubo utilizando adaptador de cabo HDMI para AV e o processo foi filmado novamente. Ao todo foram dez imagens e um vídeo, os quais foram publicados em uma exposição virtual coletiva na rede social Instagram sob título de Territórios de Interferência, vinculada aos trabalhos desenvolvidos na disciplina de Transmídias, Meios e Contextos, no curso de Artes Visuais na Universidade Federal de Santa Maria. Com o trabalho foi possível levantar algumas soluções encontradas por governos e entusiastas da tecnologia para a minimização dos impactos da obsolescência programada, projetos de arquivamento de arte digital e exposições realizadas com a temática envolvida.

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ISSN 2764-2135