O NOVO ENSINO MÉDIO: O IMPACTO NO TRABALHO DOCENTE E O PAPEL DO PSICÓLOGO ESCOLAR

Gerson Luís da Silva, Cristiane Davina Redin Freitas, Luana de Mello

Resumo


A Educação Básica Brasileira, mais especificamente o Ensino Médio,  enfrenta mais uma reforma curricular - MP 746/16 que, posteriormente, foi convertida na Lei 13.415/17 – impactando, diretamente, na vida do docente. Concomitante a esta reforma, se faz imprescindível mencionar que durante a fase de implementação, o mundo enfrentava à pandemia da COVID-19, o que trouxe ainda mais desafios para este momento docente. A partir dessas mudanças curriculares, pensou-se uma pesquisa que considere a opinião dos docentes a respeito do Novo Ensino Médio, sendo eles um dos principais protagonistas da Educação Brasileira. Objetivando entender o impacto das mudanças curriculares do Novo Ensino Médio para os professores, além de analisar as narrativas docentes sobre a implementação do Novo Ensino Médio, também problematizou-se o auxílio do Psicólogo Escolar neste processo. A pesquisa foi realizada em uma das escolas-piloto da região metropolitana de Porto Alegre. Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa e contou com entrevistas semiestruturadas para coleta de  dados, as quais foram aplicadas presencialmente com cinco professores de Ensino Médio em uma escola pública.  A análise de dados ocorreu a partir da interpretação das transcrições das entrevistas, contando com a metodologia desenvolvida por Laurence Bardin – Categorização. Os resultados foram divididos em três eixos. O primeiro contempla a reforma do Ensino Médio - discute-se sobre a percepção dos professores entrevistados a respeito da participação no processo de desenvolvimento e implementação do Novo Ensino Médio na instituição pública de ensino, bem como sobre a importância das mudanças ocorridas nos seus fazeres pedagógicos. Já no segundo eixo, foi trabalhado  com a Saúde Mental do Professor – que versa sobre as associações dos professores sobre o papel do Psicólogo Escolar nas Escolas Pública. Já no terceiro eixo, foi discutido sobre o Futuro da Educação - considerando-se aqui a educação como agente de transformação social, o terceiro eixo questiona, justamente, sobre como os professores enxergam o horizonte da Educação Brasileira. Como conclusão, percebeu-se a não participação dos professores no processo de construção e desenvolvimentos da Reforma Educacional, e este não envolvimento veio acompanhado de uma pobreza informações, escasso suporte pedagógico, bem como poucas capacitações para atuarem nesta nova configuração de Ensino Médio. Foi evidenciado a  desesperança dos professores quanto ao futuro da Educação Brasileira. Sobre o Psicólogo Escolar, conclui-se a não presença deste profissional na escola, além da não compreensão, por parte dos docentes, sobre a sua função.

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ISSN 2764-2135