OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO DO VALE DO RIO PARDO: ESCOLAS, MATRÍCULAS, TURMAS E DOCENTES (2019-2020)
Resumo
O Observatório da Educação do Campo do Vale do Rio Pardo (ObservaEduCampoVRP) está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da UNISC (PPGEdu-Unisc), além da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC) e a Escola Família Agrícola de Vale do Sol (EFASOL). O ObservaEduCampoVRP tem como objetivo organizar quali-quantitativamente informações e produzir conhecimentos sobre a educação do campo na região. Além disso, o observatório busca fortalecer a educação do campo, subsidiando os povos do campo com informações que permitam compreender melhor a realidade regional e contribuir com a consolidação da Rede de Observatórios de Educação do Campo do Rio Grande do Sul. Como parte das ações do 1º Eixo temático-analítico do projeto de pesquisa e de extensão, o objetivo desse resumo é o de apresentar uma análise comparativa sobre as seguintes variáveis: escolas, matrículas, turmas e docentes na região de abrangência do COREDE Vale do Rio Pardo. As fontes primárias de pesquisas utilizadas foram as Sinopses Estatísticas da Educação Básica/Inep correspondentes aos anos de 2019-2020. A partir da organização das informações e análises referentes aos 23 municípios que compõem a região, pudemos alcançar algumas constatações. Em 2019, no Vale do Rio Pardo, 195 escolas rurais desenvolveram suas atividades com estudantes que totalizaram 16612 matrículas, em 1198 turmas, com atuação de 1378 docentes nas salas de aula e demais atividades dos educandários. Em 2020, 186 escolas rurais desenvolveram suas atividades com estudantes que totalizaram 15967 matrículas, em 1160 turmas, com atuação de 1346 docentes nas salas de aula e demais atividades. Houve uma diminuição em números de escolas rurais, matrículas, turmas e docentes, de 2019 para 2020, ou seja, um decréscimo de 4,6154% de escolas rurais (09 escolas rurais), 3,8827% matrículas (645 matrículas), 3,1719% turmas (38 turmas) e 2,3222% docentes (32 matrículas docentes). Destacamos algumas especificidades: em relação as escolas, identificamos que 69% dos municípios não possuem creches no meio rural; além de identificarmos que 16 municípios não possuem creches, 18 municípios não possuem turmas de Ensino Médio e 21 não possuem turmas de Educação de Jovens e Adultos; em relação às matrículas de estudantes, identificamos que a tendência geral foi de diminuição em todas as etapas de ensino e modalidades; a maior concentração de docentes ocorre na etapa do ensino fundamental anos finais, tanto em 2019 quanto em 2020; no município de Vale Verde houve o fechamento de uma escola com modalidade de EJA em 2020, reduzindo 4 docentes no quadro geral. Portanto, o ObservaEduCampoVRP considera pertinente algumas necessidades para a Educação Básica do/no Campo no Vale do Rio Pardo, como a oferta, o acesso e a permanência de turmas para as etapas de ensino Creche, Ensino Médio e EJA.
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ISSN 2764-2135