O DISPOSITIVO DEMOCRACIA RACIAL COMO ESTRATÉGIA DE SUBJETIVAÇÃO: UMA ANÁLISE DA OBRA QUARTO DE DESPEJO, DE CAROLINA MARIA DE JESUS

Julia Maria Nunes, Mozart Linhares da Silva

Resumo


Na pesquisa historiográfica contemporânea, ao contrário da tradição positivista refratária às fontes históricas que não fossem oficias e mesmo de Estado, lança-se mão de uma ampla capacidade heurística e analítica. Este é o caso, por exemplo, das fontes orais, processos jurídicos como os criminais, inventários, artefatos materiais e imateriais, pistolas e a literatura, que daremos ênfase nesta pesquisa, cujo o objeto de investigação é a obra literária de Carolina Maria de Jesus, nomeadamente Quarto de despejo: diário de uma favelada, de 1960. Pensar Carolina Maria de Jesus pode levar a uma ampla possibilidade analítica. Com diversas temáticas a serem abordadas, Carolina oportuniza refletir não somente o seu tempo, mas também outros panoramas do cenário sociopolítico brasileiro. Então, considerando as pesquisas atuais sobre a pobreza e as desigualdades sociais, o texto de Carolina continua atual e daí urgência da narrativa. Não só isso, mas ela também possibilita pensar questões de gênero, de raça, de classe, além de questões históricas, geográficas, sociais, políticas, culturais etc., tornando-se importante objeto de pesquisa para diversas áreas do conhecimento. Ter contato com a obra de Carolina é conhecer a realidade na qual se vive, mas que muitas vezes se ignora, e assim poder problematizar não apenas o seu tempo, mas a contemporaneidade, pois seu texto continua reverberando nos nossos desafios sociais atuais.

Esse trabalho tem por objetivo analisar, da perspectiva da biopolítica, os atravessamentos da ideologia da democracia racial, construída a partir dos anos 1930, que pregava a igualdade e equidade entre brancos e não brancos na sociedade brasileira. A análise da obra de Carolina parte dos pressupostos da metodologia qualitativa a partir daquilo que Michel Foucault desenvolveu na sua analítica do biopoder e dos dispositivos de segurança que podem ser problematizados nas práticas discursivas que atravessam a obra de Carolina, aqui considerada materialidade discursiva. Foucault não trabalha o discurso como sendo algo encontrado na autoria do sujeito, mas sim como aquilo que atravessa os sujeitos constituindo-os e nesse sentido os discursos são entendidos necessariamente de forma contextual e histórica. Sendo assim, ao ler o texto de Carolina pensa-se a autora como sujeito posicionado discursivamente em determinado contexto e a partir daí analisa-se como as práticas discursivas emergem em seu texto produzindo sentido no mundo. Como estamos interessados nas questões raciais a partir desta metodologia procura-se compreender como Carolina constitui-se como sujeito racializado, como ela percebe o racismo na sociedade brasileira, se ele se destaca em sua obra como um problema relevante. No livro a autora Carolina Maria de Jesus relata, em forma de diário, o seu dia a dia na cidade de São Paulo, enquanto catadora de materiais recicláveis e moradora da favela do Canindé. Carolina em sua obra nos apresenta experiências, sentimentos e sensações que causam desconforto ao leitor, mas que são indispensáveis para que se tornem cientes e críticos da dimensão de extrema pobreza no país. Por fim, pretende-se então com este trabalho entender como o dispositivo de segurança é capaz de subjetivar Carolina na década de 1950, contexto no qual se percebe a forte influência do falso discurso de igualdade racial na sociedade brasileira.


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ISSN 2764-2135