CIDADES MÉDIAS E GESTÃO PÚBLICA ESTADUAL NO RIO GRANDE DO SUL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA IDENTIFICAÇÃO DOS ÍNDICES DE CENTRALIDADE

Brenda Eckel Machado, Rogério Leandro Lima da Silveira

Resumo


As cidades médias possuem importante função de articulação do território através da sua capacidade de centralização econômica, social e política. Sendo ela reforçada com a crescente urbanização que no contexto da globalização, caracteriza-se pela crescente especialização e por uma intensa e desigual circulação geográfica e de conexões espaciais. Entre essas, estão aquelas realizadas pelas cidades médias, por meio dos fluxos e das redes de gestão pública no âmbito estadual. O trabalho se vincula à pesquisa “Cidades Médias, Gestão Territorial e Desenvolvimento Regional: Análise das redes de gestão pública e privada e sua relação com o processo de desenvolvimento em regiões do Rio Grande do Sul”, realizada pelo Grupo de Pesquisa e Estudos Urbanos e Regionais – GEPEUR, do PPGDR-UNISC. O objetivo é o de construir uma metodologia para identificar o índice de centralidade das cidades médias, quanto aos serviços de gestão pública estadual disponíveis nas Regiões Funcionais (RFs) do RS, de modo a melhor compreender os processos recentes de desenvolvimento territorial e a dinâmica de relações espaciais existentes nessas regiões. Para isso, são analisados primeiramente aspectos referentes à caracterização regional, e após os dados de gestão territorial pública. Utilizou-se como base, a metodologia adotada para o estudo sobre Gestão Pública Federal, na obra “Regiões de Influência das Cidades 2018” (REGIC) (IBGE,2020), adaptando-a para o presente trabalho. Foram selecionados alguns dos principais órgãos de gestão pública estadual (saúde, educação, segurança (Brigada Militar e Polícia Civil), DAER, agricultura, EMATER e Jucergs). Por conseguinte, definiu-se os níveis de gestão do território conforme a estrutura organizacional administrativa de cada instituição. Após, aplicou-se a fórmula matemática utilizada pela REGIC para se obter o índice de centralidade. Elaborou-se tabelas através do software Excel e mapas temáticos através do software livre Qgis. Observa-se que Porto Alegre, apresentou o maior índice de centralidade, pois nela estão localizadas as unidades das instituições públicas estaduais de maior nível hierárquico. Em seguida estão as cidades médias de Pelotas, Caxias do Sul e Passo Fundo no nível 2. Já, no nível 3 estão Bagé, Erechim, Ijuí, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa e Santa Maria. O nível 4 é o nível mais alto a apresentar cidades pequenas (Cachoeira do Sul e Palmeira das Missões), e também traz as cidades médias de Canoas, Lajeado, Osório, Cruz Alta e Santo Ângelo. No nível 5 há 8 municípios, onde apenas dois são considerados cidades médias (Rio Grande e Carazinho). 15 municípios estão no nível 6, sendo 5 cidades médias (Santiago, Frederico Westphalen, Uruguaiana, Alegrete e Santana do Livramento). E, por fim, no nível 7 há 31 municípios sendo Tramandaí a única cidade média. A RF como maior centralidade, depois da RF1 polarizada por Porto Alegre, é a RF9 polarizada por Passo Fundo, Carazinho e Erechim. Entretanto, ressalta-se que as RFs possuem lógica organizacional distinta, visto suas particularidades quanto à estrutura fundiária, divisão territorial do trabalho, entre outras variáveis. Observaram-se as particularidades de cada região, e da sua dinâmica territorial, em relação às estruturas descentralizadas de gestão pública estadual existentes nas RFs que por sua vez reforçam a centralidade das cidades médias, sua integração funcional e as relações socioespaciais que intermediam no conjunto do território do Rio Grande do Sul.


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ISSN 2764-2135