CAPACITAÇÃO EM PRIMEIROS SOCORROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AVALIAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO E DA EXECUÇÃO

Carolina Frantz, Amanda Luisa Schutz Radtke, Ketlin Aline Felden Soares, Luíza Carniel, Chana de Medeiros da Silva, Danielly Joani Bulle, Lia Gonçalves Possuelo

Resumo


Introdução: Após um trágico acidente por asfixia mecânica com um menino de 10 anos em um passeio escolar, foi sancionada em âmbito nacional a Lei Lucas (13722/18) em 2018, a qual prevê a obrigatoriedade das escolas, tanto públicas quanto privadas, e espaços de recreação infantil realizarem treinamentos periódicos de primeiros socorros. A lei é voltada para professores e colaboradores desses espaços e o treinamento previsto deve ser realizado anualmente. O conhecimento em relação à correta realização dos primeiros atendimentos, em situações de emergência dentro das escolas, até a chegada dos socorristas pode evitar sequelas de acidentes e salvar muitas vidas. Objetivos: Avaliar a programação e execução da 2ª Capacitação em Primeiros Socorros na Educação Infantil realizado através do projeto de extensão Pró-Saúde em parceria com a Rede Criança em julho de 2022. Metodologia: Foi realizado um estudo descritivo a partir dos formulários de avaliação da 2ª Capacitação em Primeiros Socorros na Educação Infantil realizada em julho de 2022. O público-alvo da capacitação foram os trabalhadores de 8 escolas de educação infantil vinculadas à Rede Criança. A capacitação  consistiu em um encontro com 4h de duração, realizado em um sábado pela manhã nas dependências da UNISC. Um total de 17 temas, entre teoria e prática, foram abordados por 30 estudantes de graduação  dos cursos da área da saúde da UNISC. Após o evento, um formulário de avaliação foi enviado aos participantes onde foram perguntadas questões sociodemográficas do perfil dos participantes, bem como questionamentos sobre tempo, qualidade e conteúdos abordados na capacitação realizada. Foi realizada análise descritiva e os resultados apresentados como números absolutos e frequências. Resultados: Um total de 82 pessoas participaram do evento, das quais 76 (92,6%) responderam ao formulário de avaliação. O público-alvo foi composto por mulheres (100%), com média de idade de 32,9 anos (variando de 16 a 63 anos) com escolaridade predominante de ensino superior completo ou incompleto (60,52%). Quanto à já terem participado de alguma capacitação prévia, 32,89% das participantes responderam que participaram pela primeira vez. Um total de 76,3% eram professoras e monitoras. O tempo médio de trabalho na educação infantil foi de 5 anos. Quanto à satisfação dos participantes, 93,42% relataram que a carga horária de teoria e prática foi adequada. Em relação aos conhecimentos, mais de 90% dos participantes relataram que adquiriram novos conhecimentos, que estes serão úteis no seu dia-a-dia de trabalho, ou que puderam ampliá-los. Quanto aos conteúdos abordados, foram sugeridos a inclusão de 10 novos temas, tais como reações alérgicas, manejo de convulsões, preparo dos profissionais para lidar com situações de extremo estresse, choque elétrico, incêndio, entre outros. Conclusão: Constata-se que, o evento obteve êxito quanto ao seus objetivos de contribuir com ensinamentos de práticas de primeiros socorros para os funcionários das escolas atendidas, ao averiguar o formulário de satisfação. Outrossim, reforça-se a importância da realização de eventos como esse para reduzir riscos de acidentes nesses ambientes.

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ISSN 2764-2135