CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO ENTRE OS ATORES DA QUÁDRUPLA HÉLICE NO ECOSSISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO DOS VALES

Andreia Rosane de Moura Valim, Lucas Schmidt Goecks, Ana Letícia Zappe, Thomas Müller Schmidt, Gabriel Dorneles da Silva

Resumo


Introdução: A constituição de Ecossistemas Regionais de Inovação (ERI) é importante para a auto organização de espaços geográficos definidos com objetivo de promover inovação e desenvolvimento regional. O Estado do Rio Grande do Sul, que almeja ser referência global em inovação até 2030, implementou o Programa INOVA RS de maneira estratégica a fim de atender esse objetivo. Por este programa previu-se a construção de parcerias estratégicas entre os atores da quádrupla-hélice e, operacionalmente, dividiu o Estado em oito regiões representativas. Na Região dos Vales, compreendida pelos vales do Rio Pardo e Taquari, o programa, que foi lançado em setembro de 2019, busca explorar as potencialidades da região nos setores agroalimentar, saúde e serviços, a fim de consolidar o ERI visando o desenvolvimento regional. O presente programa envolve os seguintes atores: governo, sociedade civil organizada, empresas e academia. Com isso, a comunicação, além de informar de maneira clara para se entender os acontecimentos inovadores que permeiam o programa, é um fator muito importante para conseguir fazer com que esses atores se relacionem. Objetivo: Contribuir para construção de uma estratégia de comunicação entre os atores da quádrupla hélice no ERI dos Vales e analisar a importância que a mesma tem no ecossistema. Metodologia: Foi definido previamente pela Assessoria de Comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, um plano geral de comunicação, que consistia na criação de algumas peças gráficas e também a elaboração de releases periódicos para a mídia regional e para os canais próprios da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Além dessas ferramentas de comunicação, foram agregados novos meios para a divulgação das atividades realizadas pelo ERI. Todos os materiais eram enviados para passar por uma avaliação e só assim poder ser divulgado. Resultados: Como já identificado, a comunicação tem um papel fundamental dentro de um ecossistema de inovação. Dentro desse quesito, foram produzidos aproximadamente 20 cards para as redes sociais da SICT e materiais para divulgar eventos e talks, materiais impressos para a disseminação em eventos e feiras presenciais, criação de identidades visuais para projetos que permeiam o programa, releases para divulgação externa e newsletters internas. Estas formas de divulgação foram úteis para socializar eventos e atividades cuja comunicação com o público de interesse era necessária. Além disso, foi atualizada a estrutura do Podcast Inova Vales , programa onde foi realizada também a produção e contou com participações.  Conclusão: Durante a análise realizada no período de um ano, é possível afirmar que a comunicação entre o programa e os atores está em um período de ascensão e que as ações realizadas auxiliaram nesse processo. Porém, ainda há carência de maior divulgação dos projetos já em andamento, principalmente considerando a disseminação dessas informações nas mídias mais representativas do ERI. Mesmo tendo percebido retorno através das ações realizadas quanto aos materiais divulgados, entende-se que um canal de divulgação próprio seria necessário para ter um contato mais direto com o público da região dos Vales. Caso a realização de um canal próprio não seja possível em virtude de questões de legislação, é necessário definir outros canais de comunicação e adequar a linguagem e o tom de voz para estar alinhados às características dos envolvidos.



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ISSN 2764-2135