O PODCAST COMO UM DOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DE UM ECOSSISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO DOS VALES

Lucas Schmidt Goecks, Ana Letícia Zappe, Thomas Müller Schmidt, Andreia Rosane de Moura Valim, Gabriel Dornelesda Silva

Resumo


Introdução: No modelo da quádrupla hélice são adicionadas as propostas de mídia e cultura, bem como da sociedade civil organizada à interação com academia, universidades e empresas. Essa quarta hélice associa a mídia às indústrias criativas, cultura, valores, estilo de vida, arte. Nesse sentido, uma comunicação fluida e que integre todas as hélices se faz necessária, considerando não apenas a quantidade de atores envolvidos, mas também as características associadas a cada ator. Uma das estratégias para a divulgação das ações do INOVA RS na Região dos Vales, consiste na produção e divulgação de um podcast, a fim de produzir um conteúdo chamativo e interessante para estimular o público a conhecer mais sobre inovação e o próprio Programa Inova. Objetivo: Realizar uma avaliação das alterações efetuadas no podcast Inova Vales a partir do alcance e novo formato, através das métricas da plataforma Anchor. Metodologia: Antes de iniciar as gravações, era feita uma reunião entre os gestores com a finalidade de definir os assuntos abordados na temporada.  Na primeira temporada do Podcast Inova Vales, foram produzidos vinte episódios, que eram divulgados semanalmente, inicialmente focados em apresentar o Inova RS e suas ações. Cada episódio era roteirizado previamente com perguntas que iriam guiar o episódio. Já na segunda temporada, após reuniões notou-se que a comunicação não estava tão fluida, com isso houve uma reformulação no método, tanto na divulgação, quanto na forma que o programa era conduzido, focando em trazer uma conversa mais informal, e tendo uma divulgação quinzenal, contando assim com nove episódios. Os dados analisados foram disponibilizados através da plataforma Anchor. Resultados: Na primeira temporada o programa contou com vinte episódios e 345 plays. Já na segunda temporada, foram registrados nove episódios que contaram com 544 plays. No total, as duas temporadas já atingiram 889 ouvintes até o momento. É possível observar através desses dados que, apesar de uma diminuição no número de episódios, houve um aumento no número de reproduções na segunda temporada. Essa constatação pode estar associada com a mudança de formato entre as temporadas, tanto na divulgação quanto na forma em que o programa era conduzido. Além disso, foram produzidos cards de divulgação mais elaborados para cada cada episódio, apresentando uma frase dita pelo convidado, associada a uma imagem do entrevistado e informações que o mesmo entrevistado optasse por divulgar sobre si. Tais mudanças podem ter incentivado o compartilhamento dos cards nas redes sociais com o link do programa, visto que o convidado achava interessante divulgar o material contando sua foto e informações. Conclusão: Observou-se que entre a primeira e segunda temporada houve uma evolução na forma de se comunicar. Isso pode ser explicado pela adoção de uma maneira mais informal e facilitada de comunicação com o público na segunda temporada. Também, o fator visual acrescentado aos cards de divulgação pode ter contribuído para a resposta do público, uma vez que foi outro diferencial nesse período. Outro ponto de destaque está relacionado a divulgação do podcast por parte de cada entrevistado que realizavam a divulgação do seu episódio em suas próprias redes sociais. Ainda, é importante salientar que essa produção de conteúdo por demanda (streaming) possibilita o acesso recorrente por parte do público, além de manter registradas as ações do Ecossistema Regional de Inovação dos Vales.



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ISSN 2764-2135