O PODCAST COMO UM DOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DE UM ECOSSISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO DOS VALES
Resumo
Introdução: No modelo da quádrupla hélice são adicionadas as propostas de mídia e cultura, bem como da sociedade civil organizada à interação com academia, universidades e empresas. Essa quarta hélice associa a mídia às indústrias criativas, cultura, valores, estilo de vida, arte. Nesse sentido, uma comunicação fluida e que integre todas as hélices se faz necessária, considerando não apenas a quantidade de atores envolvidos, mas também as características associadas a cada ator. Uma das estratégias para a divulgação das ações do INOVA RS na Região dos Vales, consiste na produção e divulgação de um podcast, a fim de produzir um conteúdo chamativo e interessante para estimular o público a conhecer mais sobre inovação e o próprio Programa Inova. Objetivo: Realizar uma avaliação das alterações efetuadas no podcast Inova Vales a partir do alcance e novo formato, através das métricas da plataforma Anchor. Metodologia: Antes de iniciar as gravações, era feita uma reunião entre os gestores com a finalidade de definir os assuntos abordados na temporada. Na primeira temporada do Podcast Inova Vales, foram produzidos vinte episódios, que eram divulgados semanalmente, inicialmente focados em apresentar o Inova RS e suas ações. Cada episódio era roteirizado previamente com perguntas que iriam guiar o episódio. Já na segunda temporada, após reuniões notou-se que a comunicação não estava tão fluida, com isso houve uma reformulação no método, tanto na divulgação, quanto na forma que o programa era conduzido, focando em trazer uma conversa mais informal, e tendo uma divulgação quinzenal, contando assim com nove episódios. Os dados analisados foram disponibilizados através da plataforma Anchor. Resultados: Na primeira temporada o programa contou com vinte episódios e 345 plays. Já na segunda temporada, foram registrados nove episódios que contaram com 544 plays. No total, as duas temporadas já atingiram 889 ouvintes até o momento. É possível observar através desses dados que, apesar de uma diminuição no número de episódios, houve um aumento no número de reproduções na segunda temporada. Essa constatação pode estar associada com a mudança de formato entre as temporadas, tanto na divulgação quanto na forma em que o programa era conduzido. Além disso, foram produzidos cards de divulgação mais elaborados para cada cada episódio, apresentando uma frase dita pelo convidado, associada a uma imagem do entrevistado e informações que o mesmo entrevistado optasse por divulgar sobre si. Tais mudanças podem ter incentivado o compartilhamento dos cards nas redes sociais com o link do programa, visto que o convidado achava interessante divulgar o material contando sua foto e informações. Conclusão: Observou-se que entre a primeira e segunda temporada houve uma evolução na forma de se comunicar. Isso pode ser explicado pela adoção de uma maneira mais informal e facilitada de comunicação com o público na segunda temporada. Também, o fator visual acrescentado aos cards de divulgação pode ter contribuído para a resposta do público, uma vez que foi outro diferencial nesse período. Outro ponto de destaque está relacionado a divulgação do podcast por parte de cada entrevistado que realizavam a divulgação do seu episódio em suas próprias redes sociais. Ainda, é importante salientar que essa produção de conteúdo por demanda (streaming) possibilita o acesso recorrente por parte do público, além de manter registradas as ações do Ecossistema Regional de Inovação dos Vales.
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ISSN 2764-2135