DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA COMO FORMA DE ENCONTRAR SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS PARA A AGRICULTURA DE MONTENEGRO-RS

Magnus Daniel Pilger, Cidonea Machado Deponti

Resumo


Este projeto tem como objetivo desenvolver metodologias de educação empreendedora com jovens rurais de Montenegro-RS, a fim de identificar e implementar soluções tecnológicas para as propriedades rurais de base familiar, tendo como suporte a relação estabelecida entre Universidade e Escolas Públicas, incentivando o desenvolvimento rural. De forma geral, muitos municípios passam por um processo de esvaziamento de suas áreas rurais, envelhecimento e êxodo de jovens, sendo este último muito associado à falta de um plano de sucessão familiar. Em Montenegro, esta realidade não é diferente e é reforçada quando as Escolas voltadas ao Ensino Médio localizam-se unicamente na área urbana, ampliando o distanciamento das realidades desses jovens, não valorizando o conhecimento e as experiências vivenciadas no meio rural. Esta dificuldade foi diagnosticada pela comunidade na elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural, que traz como uma das principais demandas a implementação de ações que priorizem a educação e capacitação dos jovens e agricultores para permanência e desenvolvimento da agricultura. A partir de uma proposta de educação empreendedora, é possível que os estudantes sejam constantemente desafiados a refletirem sobre o valor que querem deixar para si e para a sociedade, pela realização de projetos, produtos, serviços e até mesmo negócios inovadores. No campo prático, a justificativa é decorrente do estudo da literatura que destaca o problema da falta de qualificação dos agricultores, bem como de muitos jovens, vistos como sucessores nas propriedades, mas que não possuem uma preparação determinada para assumir a gestão e as atividades da propriedade. Como caminho metodológico para realizar na prática esta proposta, buscamos explorar as ferramentas de ensino voltadas à educação empreendedora, contando com a participação dos jovens das escolas públicas dos municípios que vivem no meio rural e que desejam criar soluções inovadoras para suas propriedades e o apoio dos professores interessados nesta temática. Como objetivos específicos, buscamos a) Estabelecer parcerias entre a Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC e as demais instituições envolvidas com as Escolas Públicas; b) Realizar interações online e semipresenciais com os alunos participantes e professores da rede pública interessados em trabalhar com educação empreendedora a partir de metodologias ativas da educação, tais como, aprendizagem baseada em projeto; c) Identificar as demandas tecnológicas para a melhoria das propriedades a partir da percepção dos jovens rurais para a solução dos problemas de infraestrutura ou gestão; d) Realizar visitas às propriedades dos jovens participantes para identificar espaços de empreendedorismo rural, bem como para integrar às famílias ao projeto; e) Produzir oficinas online ou híbridas dos membros da equipe do projeto com parceiros externos para pensar e fomentar soluções tecnológicas aos problemas enfrentados pelas famílias com jovens rurais; f) Organizar uma cartilha com as soluções tecnológicas encontradas e desenvolvidas para ser publicada e divulgada nos meios digitais e impressos, distribuindo nas escolas participantes e instituições; g) Realizar um workshop de apresentação das soluções tecnológicas encontradas ou desenvolvidas pelos jovens rurais para a comunidade empresarial na busca de parceiros interessados em implementar as soluções. O projeto está em andamento; e a aula inaugural ocorreu em18 de agosto.

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ISSN 2764-2135