HABEMUS - DIREITO PRÓXIMO DAS COMUNIDADES LOCAIS

Eduardo Elias Wachholtz, Ricardo Hermany

Resumo


O projeto de extensão “Habemus - Direito próximo das comunidades locais” surgiu no início de 2021. Salienta-se que a ação tem como objetivo desenvolver entrevistas com profissionais e professores de Direito sobre temáticas atuais e de interesse da comunidade local. Para garantir que os episódios produzidos estejam conectados ao momento atual, os temas abordados são selecionados pelo bolsista e passam por avaliação e aprovação do professor orientador.

Depois que os temas são definidos, buscam-se indicações de entrevistados. A preferência é dada para professores da universidade e advogados, promotores e juízes formados pela instituição. A gravação ocorre semanalmente pelo Google Meet. A parceria desenvolvida com os veículos de comunicação garante a presença do curso de Direito da Unisc em diferentes oportunidades em jornais, sites de notícias e emissoras de rádio.

O sucesso do projeto está alicerçado na união de duas plataformas que atingem públicos diferentes. A partir da divulgação dos episódios nas redes sociais e nas plataformas de streaming, como Spotify e SoundCloud, é possível alcançar usuários que estão conectados à internet. Já a divulgação em emissoras de Venâncio Aires e Sobradinho possibilita adentrar até mesmo residências sem conexão.

Em mais de um ano de execução, os frutos colhidos vão além das mais de doze horas de conteúdo jurídico gerado em uma linguagem democrática e acessível e do crescimento acadêmico dos estudantes envolvidos. A Unisc tem um ideal comunitário e, a partir do Habemus, oferece novos serviços de extensão, conectados aos meios tecnológicos atuais e gerando envolvimento no Vale do Rio Pardo e da região Centro-Serra.  

O podcast alcançou, ao longo dos últimos meses, quase 700 streams nas plataformas digitais. O conteúdo mais reproduzido no Spotify e SoundCloud pelos usuários foi “Quais os riscos de morar junto sem oficializar a união estável?”. Ao longo de cerca de dez minutos, no material divulgado em novembro, a professora convidada detalha o instituto jurídico que estabelece legalmente a convivência entre duas pessoas.

O podcast serve para, além de compartilhar conhecimentos com as comunidades de Venâncio Aires, Sobradinho e cidades vizinhas, desenvolver o estudante. Foi possível, a partir da produção dos materiais, ter contato com diferentes áreas do Direito e colocar em discussão na sala de aula, mesmo que em formato virtual por conta da pandemia, temas atuais e que mostram a importância do ordenamento jurídico para o bom funcionamento da sociedade.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2764-2135