IMPLANTAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM NOVO MODELO DE INCUBAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS DE BASE TECNOLÓGICA

Thaise Lurdes Da Cas Limberger, Ligia Margarete Mallmann

Resumo


O projeto do banco estratégico, Implantação e Validação de um Novo Modelo de Incubação de Empreendimentos de Base Tecnológica, tem como objetivo: desenvolver e validar um novo modelo de processo de incubação alinhado a Base 5 eixos – empreendedor; gestão; mercado; tecnologia e capital - da Metodologia Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos - CERNE, visando melhoria contínua dos indicadores de desempenho das empresas incubadas e da ITUNISC e a obtenção da certificação CERNE. Para implementar este projeto, utilizamos a metodologia participativa desenvolvida por Ruas (2006), por acreditar que este método pode gerar um processo de interlocução entre o acadêmico e o empírico. Desta forma, os atendimentos as startups incubadas são individuais e coletivos (presencial e virtual) para a construção do conhecimento teórico e prático. O projeto está organizado em três trilhas: Validação (três meses); Estruturação (nove meses) e Tração (doze meses). Visando otimizar a implementação das atividades do projeto, foi necessário desenvolver tempos, conteúdos e demandas específicas para cada uma das trilhas. Com atividades realizadas pelos professores/consultores e também com contrapartida (entrega de documentação) das startups incubadas. As mesmas, acessam o projeto via Edital, em que apresentam uma descrição do negócio e um pitch. O projeto conta com um time formado por cinco professores/consultores, sendo três doutores e dois mestres e uma bolsista, além do apoio do diretor de inovação, do coordenador da Itunisc, de uma líder em comunicação, uma líder em processos e um líder em comunidade. Considerando que o projeto é vinculado à organização de fomento de novos empreendimentos, atende as seguintes áreas dos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis: Saúde e Bem-Estar; Educação de Qualidade; Trabalho Decente e Crescimento Econômico; Indústria, Inovação e Infraestrutura e Consumo e Produção Responsáveis. Os professores consultores são especialistas nas áreas de: gestão, finanças, direito, contábil e comunicação. Isto permite a disponibilidade de consultorias em diversas áreas do conhecimento para as startups incubadas prestadas pelos professores/consultores, bem como, vídeos de curta duração e oficinas presenciais e virtuais, além de convidados com alta titulação para ministrar palestras e workshops de temas contemporâneos e específicos. Atualmente o projeto conta com 26 startups incubadas e o grau de instrução dos gestores empreendedores são: 50% mestres e doutores, 46,15% com nível superior completo e 3,85% graduandos da UNISC. Isto mostra a relevância dos serviços oferecidos a sociedade de Santa Cruz do Sul e a qualificação do time da Itunisc. Os quadros societários das startups são compostos por 50 pessoas, sendo 66% homens e 34% mulheres. É importante destacar o segmento de atuação das startups: 46,16% corresponde a serviços, seguido pelo agro, que contribui com 19,23% dos segmentos, o mesmo percentual de 19,23% atuam na área da saúde e finalizando com 15,38% na área educacional. Entre as startups incubadas uma está sendo acelerada por investidor e duas foram contempladas no Edital Doutor Empreendedor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS. Neste sentido, a Itunisc, juntamente ao seu time de professores/consultores busca contribuir com o desenvolvimento local e regional.

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ISSN 2764-2135